PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANILA VIEIRA DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILA VIEIRA DE MELO
DATA : 07/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: D14
TÍTULO:

SISTEMAS ESTADUAIS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Avaliação Educacional; Sistemas estaduais de Avaliação. Accountability educacional.


PÁGINAS: 225
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objeto de pesquisa os sistemas estaduais de avaliação da Educação Básica e objetivo analisar esses sistemas, buscando identificar os sentidos e significados da accountability educacional e suas contribuições para a conservação e reprodução do campo da política da avaliação educacional brasileira. Sabe-se que a constituição do campo da avaliação educacional no Brasil está relacionada com o movimento global, bem como as políticas internacionais. Nesse movimento global a educação passa a estar alinhada à racionalidade neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016) e os discursos campo econômico vão se naturalizando no campo educacional, sendo um deles o da accountability, que se revela como elemento das políticas de avaliação educacionais dos estados brasileiros. Por ser um termo polissêmico e trazer disputas em seu sentido, adota-se aqui a percepção de Afonso (2009b; 2009c) que entende a accountability educacional a partir de três pilares: avaliação, responsabilização e prestação de contas. Para dar conta dos objetivos, o campo empírico foi composto por cinco estados que possuem seus sistemas próprios de avaliação formulados e de responsabilidade do CAED- UFJF, que são: SADEAM (Amazonas), PAEBES (Espírito Santo), SAEGO (Goiás), SAEPE (PERNAMBUCO) e SAERS (Rio Grande do Sul). A escolha pelo CAED se deu por ser uma instituição dotada de poder, autorizada e reconhecida quando se trata da avaliação educacional e dos sistemas estaduais de avaliação. O estudo foi pautado na pesquisa documental, e analisou documentos oficiais,  notícias em portais dos governos dos estados pesquisados, além de revistas dos sistemas estaduais de avaliação disponíveis no site de cada sistema sob domínio do CAED. Os dados foram analisados a partir da Análise de Discurso Textualmente Orientada proposta por Fairclough (2001). Os resultados apontaram que a avaliação faz parte da política educacional dos estados, que atua enquanto balizadora das ações educacionais e está diretamente relacionada a uma concepção de qualidade da educação.  A accountability educacional se expressa nos documentos analisados de diferentes formas, sendo possível identificar os pilares que a compõe (responsabilização, avaliação e prestação de contas) mas com sentidos distintos que podem ser expressos ou identificados a partir de premiações ou incentivos financeiros, da valorização e reconhecimento dos profissionais da educação ou do estreitamento curricular. Por fim, o estudo revelou que os diferentes sistemas estaduais guardam relações entre si e são influenciados pelo movimento internacional, também revelou que a accountability educacional contribui para o fortalecimento e a reprodução do campo da avaliação educacional numa perspectiva gerencialista e neoliberal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Interna - 2131519 - JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
Interna - 2299442 - LUCIANA ROSA MARQUES
Externa à Instituição - ROSANGELA CELY BRANCO LINDOSO - UFRPE
Externa à Instituição - ROSILDA ARRUDA FERREIRA - UFRB
Notícia cadastrada em: 05/10/2022 15:59
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