PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EMANUELLE DA SILVA FERREIRA

DISCENTE : EMANUELLE DA SILVA FERREIRA
DATA : 24/10/2022
LOCAL: Online

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR ÀS CRIANÇAS COM CÂNCER EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Pedagogia Hospitalar. Processo de Alfabetização. Crianças com Câncer.

O presente estudo tem como objetivo geral analisar o acompanhamento pedagógico hospitalar realizado no setor de oncologia de um hospital público do Recife no que se refere às crianças em processo de alfabetização. Como objetivos específicos: verificar o perfil das crianças em processo de alfabetização aptas a participar do acompanhamento pedagógico; compreender o que norteia o planejamento elaborado pelas professoras no acompanhamento dos estudantes em tratamento; verificar a frequência dos encontros dos estudantes com as professoras hospitalares e os fatores que determinam essa frequência; identificar as atividades utilizadas pelas professoras hospitalares durante o processo de ensino da leitura e da escrita. O arcabouço teórico está dividido em três eixos- concepções de alfabetização: discutimos sobre as principais perspectivas de alfabetização, os métodos e metodologias utilizadas para conduzir o processo de apropriação do sistema de escrita e suas implicações; o ensino da leitura e da escrita no ambiente hospitalar: apresentamos as particularidades que envolvem o exercício de alfabetizar no contexto hospitalar e estratégias metodológicas que auxiliam na mediação do processo; a busca pelo cura X o processo de alfabetização das crianças com câncer: promovemos uma reflexão acerca dos desafios que perpassam o ato de alfabetização no contexto hospitalar, como também as teorias da Pedagogia hospitalar. No prisma metodológico, a pesquisa se delineia como de cunho qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observações e entrevistas semiestruturadas. Entrevistamos as duas professoras, e realizamos 5 (cinco) observações da atuação delas no setor de oncologia. Além disso, investigamos os registros dos cadernos das crianças. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdos de Bardin (2002). As informações obtidas por meio dos supracitados instrumentos foram agrupadas nas seguintes categorias: perfil das crianças em processo de alfabetização na classe hospitalar; rotina; prática docente na classe hospitalar: ensino da leitura e da escrita às crianças com câncer. Com base nos dados analisados, constatamos que o processo de alfabetização das crianças em acompanhamento pedagógico na classe hospitalar onde realizamos a pesquisa se alinha a alfabetização na perspectiva do letramento, pois as professoras (mesmo com tempo pedagógico reduzido) articulam os conhecimentos das crianças sobre a leitura e a escrita, o meio em que estão inseridas, como também suas limitações e potencialidades para promover efetivas práticas sociais de leitura e escrita.

Presidente - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externa à Instituição - LEILA NASCIMENTO DA SILVA
Interna - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 26/09/2022 14:32