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Banca de DEFESA: JULIA TEIXEIRA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIA TEIXEIRA SOUZA
DATA : 18/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

AS DIMENSÕES DE ENSINO DA ORALIDADE PRESENTES NO CURRÍCULO E NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE


PALAVRAS-CHAVES:

Oralidade. Dimensões de ensino da oralidade. Currículo. Prática docente.


PÁGINAS: 375
RESUMO:

Esta pesquisa, a partir do diálogo com autores sociointeracionistas e com a perspectiva bakhtiniana sobre gênero discursivo, teve como objeto de estudo o eixo da oralidade e suas dimensões de ensino. Investigamos as orientações para o ensino do eixo da oralidade presentes no documento curricular da Rede Municipal de Recife e as relações com as práticas de ensino das professoras. Especificamente, buscamos mapear as especificidades desse ensino, delimitando suas dimensões e as interrelações entre elas. Para atender aos objetivos traçados, desenvolvemos análise documental da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, identificando as dimensões de ensino da oralidade contempladas e  as orientações apresentadas, e analisamos a prática de duas professoras do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas e observações de aulas, investigando as relações entre as proposições curriculares e suas práticas. Realizamos, com base em Bardin, análises qualitativas e quantitativas, tanto dos dados documentais quanto das observações, à luz dos estudos sobre: concepções de ensino da Língua Portuguesa e de oralidade, bem como das dimensões de ensino do eixo “Linguagem oral”, currículo de Língua Portuguesa e práticas e saberes docentes. Os dados foram analisados e categorizados a partir de estudos anteriores (LEAL, 2010; LEAL; BRANDAO; NASCIMENTO, 2010; LEAL; BRANDÃO; LIMA, 2012; LEAL; SEAL, 2012; SOUZA, 2015; SOUZA; GUIMARÃES; LEAL, 2016; ETC.) que sistematizaram as dimensões do ensino da oralidade: valorização do texto oral, variação linguística; relações entre fala e escrita; reflexões sobre práticas sociais de uso da oralidade e sobre gêneros orais e produção e compreensão de textos orais. Os dados evidenciaram que o documento curricular explicita habilidades relativas a todas as dimensões do ensino da “Linguagem oral”, exceto a variação linguística. As dimensões “Reflexões sobre práticas sociais de uso da oralidade e sobre gêneros orais” e “Produção e compreensão de textos orais” foram referenciadas mais frequentemente no documento, embora algumas subdimensões importantes não tenham sido abordadas. As relações entre fala e escrita foram insuficientemente contempladas. Em relação às práticas docentes, os dados  revelaram que as duas professoras desenvolveram situações alinhadas à política, extrapolando as orientações, tanto no que diz respeito às dimensões de ensino quanto à variação dos gêneros orais embora aspectos importantes desse ensino tenham sido contemplados de modo insuficiente, como as habilidades relativas ao planejamento das situações de oralidade e relações entre fala e escrita. Concluímos que, apesar das ausências de dimensões , o documento demarca o espaço para o eixo oral, contribuindo para o fortalecimento desse eixo enquanto objeto de ensino direcionado e sistemático. As professoras também apresentaram esforços para contemplar a oralidade nas aulas direcionadas ao ensino da língua, contemplando as diferentes dimensões de ensino, embora de forma pouco sistemática e, muitas vezes, sem intencionalidades pedagógicas claras. Concluímos que o debate sobre a oralidade e suas dimensões como objeto de ensino da Língua Portuguesa ainda precisa ser ampliado e consolidado nos documentos oficiais e formações inicial e continuada, garantindo aos professores discussões mais aprofundadas sobre este eixo, suas dimensões e sua efetivação na prática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - TÂNIA GUEDES MAGALHÃES - UFJF
Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externa à Instituição - DEBORA AMORIM GOMES DA COSTA MACIEL - UFPE
Interna - 1392919 - MARIA LUCIA FERREIRA DE FIGUEIREDO BARBOSA
Presidente - 1167836 - TELMA FERRAZ LEAL
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 13:41
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