PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEANDRO ALEXANDRE DA SILVA

DISCENTE : LEANDRO ALEXANDRE DA SILVA
DATA : 29/09/2022
LOCAL: Online

BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL?

Bullying. Material Didático. Contexto escolar.

A pesquisa teve como objetivo analisar a presença do bullying em materiais didáticos utilizados em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, problematizando a abordagem do fenômeno, as ênfases e os enfoques, considerando a etapa de ensino para qual se destina. Uma pesquisa documental foi desenvolvida, cujo corpus foi delimitado a partir de materiais didáticos (livros didáticos e paradidáticos) produzidos para o uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados mediante análise categorial temática, técnica da análise de conteúdo. Dentre os resultados alcançados ganhou força a constatação de que as fontes documentais analisadas demonstraram as possiblidades didático pedagógicas que explicitam possíveis meios de trabalho em torno do fenômeno. Expressa ainda a necessidade de planejamento, por parte do professor/a, fortalecendo a concepção de que é necessário um olhar pedagógico crítico e reflexivo diante da complexidade do fenômeno e a intenção de se promover a prevenção e enfrentamento ao bullying no âmbito escolar.

Externa ao Programa - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES
Presidente - 1130857 - JOSE BATISTA NETO
Interna - 6041663 - MARIA ELIETE SANTIAGO
Notícia cadastrada em: 08/09/2022 16:56