PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROZELI DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROZELI DE FARIAS
DATA : 30/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: D14
TÍTULO:

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Atendimento Educacional Especializado. Deficiência Intelectual. Apropriação de Escrita Alfabética. Aprendizagem Significativa.


PÁGINAS: 226
RESUMO:

As leis das esferas Municipais, Estaduais e Federais determinam que todas as crianças com ou sem deficiências, tenham acesso a matrícula na escola, e tenham, o direito de participar e aprender. O ato da criança estar inserida na escola, permite que ela veja o mundo com mais possibilidades sociais, acessos às informações, aumentando sua capacidade de reflexão e expressão. O presente estudo teve como objetivo analisar se e como as atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado podem contribuir para aprendizagem do sistema de escrita alfabética por estudantes com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal da rede de Recife-PE, tendo como participantes a professora especialista, a responsável pelo aluno e um aluno com deficiência intelectual. A tipologia da pesquisa se apresenta como qualitativa, porque as pesquisas nas ciências sociais trabalham com o universo de significados e de interpretação das dinâmicas das relações sociais (MINAYO 2013). Como estratégia metodológica, adotamos como procedimentos para coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com a professora especialista do AEE e com a responsável da criança com deficiência intelectual; observações sistemáticas das intervenções pedagógicas da professora especialista do AEE com atividades de escrita alfabética com um aluno com deficiência intelectual. Adotamos a Teoria Histórico-Cultural tem L. S. Vigotski como o paradigma teórico-metodológico da pesquisa, e contou com as contribuições de A. R. Luria, A. N. Leontiev e outros pesquisadores russos que compreendiam a educação como ciência social. Os resultados nos revelaram que o trabalho da alfabetização com os alunos com deficiência intelectual é possível acontecer porque eles têm capacidades de aprender os conteúdos da língua escrita, assim como as outras crianças sem deficiências, desde que sejam ofertados a eles caminhos diversos de aprendizagem e com a oferta de diferentes recursos. Logo, diante dos desafios diários enfrentados pela professora especialista para promover a inclusão da criança com deficiência intelectual na escola, ela, ao longo dos anos vem possibilitando a criança ter contato com mundo da escrita, e por conta disso, o aluno vem demonstrando avanços significativos em/na sua aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externa à Instituição - ADRIANA LEITE LIMAVERDE GOMES - UFC
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 17:24
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