PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NATHALIA CAVALCANTI DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALIA CAVALCANTI DA SILVA
DATA : 26/09/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala a ser definida
TÍTULO:

EU VENHO DA FLORESTA/EU TENHO MEUS ENSINOS’: AS EXPERIÊNCIAS COM AS PLANTAS PROFESSORAS ENTRE O PADRINHO SEBASTIÃO MOTA DE MELO E SUAS COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS NO SANTO DAIME


PALAVRAS-CHAVES:

Santo Daime. Santa Maria. Plantas Professoras. Historiografia não-formal da educação.


PÁGINAS: 215
RESUMO:

A religião do Santo Daime nasce enquanto marco da ressignificação ritualística em torno do uso da bebida indígena amazônica nomeada diversamente de Yajé, Mariri, Nixipae, Caape, ou de Ayahuasca. A beberagem em questão, utilizada por diversas tribos da região amazônica, é feita através de duas plantas: o cipó Banisteriopsiscaapi, e a folha Psychotriaviridis e água, os quais, dentro da doutrina religiosa foram renomeados como Jagube (cipó) e Chacrona ou Rainha (folha). A problemática dessa Tese questiona como, entre 1970 e 1980, um dos principais líderes do Daime, Sebastião Mota de Melo, o “Padrinho Sebastião” e suas seguidoras e seguidores articularam saberes entre a dimensão material e espiritual, tendo como foco as experiências formativas que centralizam o Santo Daime enquanto veículo vital de processos educativos. Buscou-se, assim, analisar os impactos efetivos das aprendizagens na vida dos sujeitos afetados por essa experiência. Teoricamente agenciamos o debate em torno da epistemologia ayahuasqueira (ALBUQUERQUE, 2011), desdobrando-a para pensar, do ponto de vista histórico-educacional, possíveis contribuições do Santo Daime para a elucidação de aspectos sensíveis da formação do humano em conexão com as chamadas Plantas professoras. A metodologia de caráter historiográfico articulou pressupostos oriundos da micro-história italiana (REVEL, 1998; GINZBURG, 1989, 2006 e 2008) a respeito do paradigma indiciário. Os procedimentos envolveram a pesquisa bibliográfica com fontes documentais e a história oral na construção de narrativas produzidas na interface entre fontes orais e fontes escritas. O tratamento dos dados seguiu algumas recomendações propostas por Thompson (2002), Bosi (1995 e 2003) e Menihy (1996). Defendemos, então, que o Santo Daime, tal como demonstram as narrativas acerca do trabalho desenvolvida pelo Padrinho Sebastião, ao integrar e articular diversas linhas religiosas e espirituais, proporciona através do uso das chamadas Plantas professoras uma nova forma de olhar e se relacionar consigo, com o outro e com o mundo por meio do estabelecimento de práticas formativas peculiares que dão sentido à vida de inúmeras pessoas. Nessa direção, o contato com as Plantas professoras pensadas enquanto elementos catalisadores e condutores de uma experiência de fé e de vida comunal também parecem apontar para a existência de processos sutis de educação e formação do humano cunhados no tempo que, situados para além dos muros escolares e dos processos pedagógicos cognitivos, amplia consideravelmente nossa visão da educação. No limite, o desejo é contribuir para o repensar a produção de conhecimento historiográfico para além dos espaços e dimensões tradicionalmente privilegiados, defendendo que a produção de conhecimento pode ocorrer em relações sensíveis com outros sujeitos e outros mundos, como aqueles revelados pelas plantas sagradas em várias comunidades.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA BETÂNIA BARBOSA ALBUQUERQUE - UFBA
Presidente - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS
Interno - 1728197 - AURINO LIMA FERREIRA
Externo à Instituição - CLEITON DE BARROS NUNES - UPE
Externo à Instituição - SILAS CARLOS ROCHA DA SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 14:55
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