PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RENATO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR

DISCENTE : RENATO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Online

A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM CEGUEIRA E COM BAIXA VISÃO EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: DESAFIOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS NA SALA DE AULA COMUM E NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.

Cegueira e Baixa Visão. Práticas Docentes. Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Desde o ano de 2004 passamos a ter vivência profissional com pessoas com deficiência visual. Por isso, presenciamos debates emergidos da implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), que intima as escolas a se adaptarem ao alunado público-alvo da Educação Especial, entre eles os com cegueira e baixa visão que é foco dessa pesquisa, posto que devem ter acesso incondicional as escolas regulares e a sala de aula comum e em outro turno o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Assim, esta pesquisa parte da inquietação - como a prática docente voltada aos alunos com cegueira e com baixa visão matriculados no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco tem atendido as necessidades educacionais desse alunado? Para elucidar esse questionamento, definimos como objetivo principal da nossa pesquisa compreender como se constitui a prática docente de professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado na educação dos alunos com cegueira e com baixa visão matriculados no Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco. A fundamentação teórica que conduz a pesquisa traz discussões que contemplam as caracterizas da cegueira e da baixa visão a partir das contribuições Gil (2008) e Lima (2018). Discute sobre os paradigmas da segregação/institucionalização, integração e inclusão que são pressupostos da Educação Especial a partir de Mantoan (2003), Mendes (2006) e Ainscow (2009). Aborda o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em específico à cegueira e baixa visão baseado em Bruno e Mota (BRASIL, 2001b; 2001c) e traz as configurações atuais do Ensino Médio e suas possíveis implicações na Educação Especial, através de Araújo (2019) e Costa e Silva (2019). Finalizando, a fundamentação discutindo a prática docente inclusiva conversando com os estudos de Souza (2012), Freire (2011) e Mittler (2003). Com base nos estudos e Ramires e Pessôa (2013) assumimos a abordagem qualitativa e a partir dos estudos de André (1995) fizemos um Estudo de Caso. Nossos instrumentos de coleta foram o questionário, a observação não participante e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram 05 (cinco) alunos, três público-alvo da Educação Especial e duas não; 03 (três) professoras, duas do ensino regular e uma do AEE, que é pessoa com cegueira e 02 (duas) componentes da gestão. Para analisar os dados utilizamos a técnica da análise temática (BARDIN, 2016). Os resultados nos mostram que, embora a escola disponha de recursos especializados, frente ao que está posto na política de 2008 para esse alunado, as práticas docentes ofertadas na escola não se caracterizam inclusivas, porque entre os professores do ensino regular prevalece a perspectiva integralista da Educação Especial e entre as professoras do AEE as ações são isoladas, descumprindo a proposta central da referida política (2008) que é inclusão no ensino comum através da articulação dos professores. Os dados ainda nos permitem entender que as práticas do AEE e seu público, não compõem o foco da política educação do estado de Pernambuco, posto que não há registros dessas práticas em seu sistema de informações da educação (Siepe).

Externa à Instituição - ANA FLAVIA TEODORO DE MENDONCA OLIVEIRA - UFG
Presidente - 1205112 - CLARISSA MARTINS DE ARAUJO
Externa à Instituição - EDNEA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
Interna - 1288005 - LAEDA BEZERRA MACHADO