PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: YNAH DE SOUZA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YNAH DE SOUZA NASCIMENTO
DATA : 25/08/2022
LOCAL: Online

ATIVIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA NA COLEÇÃO “BURITI MAIS CIÊNCIAS”: UM ESTUDO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS MAIS ADOTADO NO PNLD-2019

compreensão leitora; livro didático de ciências; Ciências Naturais; PNLD.

O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar o projeto didático autoral escolhido pelos autores/editores para as atividades de compreensão leitora a partir da análise do Manual do Professor (impresso) da coleção mais aprovada e comercializada no PNLD 2019: “Buriti Mais Ciências” dos Anos Iniciais, (1º ao 5º anos). Para atingir tal propósito, a pesquisa toma como referenciais teóricos publicações da área de Didática (AMOR, 2001; DIONÍSIO, 2000; LERNER, 2002; MIGUEL; PÉREZ; PARDO, 2012; SOLÉ, 1998) e de Linguística Aplicada (BUNZEN; ROJO, 2005; BUNZEN, 2007, 2009; KLEIMAN; MORAES, 1999; KLEIMAN, 2004a 2004b, 2016; ROJO, 2004, 2006, 2008, 2011, 2017). Os procedimentos analíticos foram divididos em três movimentos, cada um articulado a um dos objetivos específicos da pesquisa. O movimento analítico 1 analisou as concepções de leitura, de texto e de leitor subjacentes ao Edital PNLD 2019 Ciências e à resenha da coleção, publicada no Guia de Avaliação do PNLD 2019. Os resultados dessa primeira análise comprovaram que, no Edital e na resenha, não há referências às atividades de compreensão escrita. O segundo movimento analítico buscou resposta para três perguntas: (1) Que textos, gêneros de discurso e esferas de circulação foram priorizados pela coleção? (2) Qual o tratamento didático dos enunciados escolhidos, isto é, que recortes e adaptações e formulações foram realizados? (3) Que concepção de leitura, objetivos e finalidades da leitura estão subjacentes a esses objetos de ensino de leitura selecionados e didatizados? Os resultados mostraram que os enunciados escolhidos pelos autores/editores para as seções “Abertura”, “O mundo que queremos” e “Para ler e escrever melhor” circulam em duas esferas, a escolar e a artística, são compostos, na sua maioria, por textos didáticos autorais e por ilustrações didáticas, e propõem que o aluno leia para aprender o conteúdo disciplinar e para desenvolver “capacidades” envolvendo conhecimentos, processo, ações e rotinas relacionadas à leitura (DIONÍSIO, 2000), mas atreladas ao domínio do conteúdo disciplinar. O movimento analítico 3 buscou identificar os modelos e abordagens teóricas de leitura e respectivas categorias explicitadas pelos autores/editores nas Orientações Gerais e nas Orientações didáticas do Manual do Professor, identificando as expectativas criadas por eles em relação às atividades a serem desenvolvidas pelos alunos. Os resultados mostraram a presença de três expectativas de conteúdo para as atividades de compreensão leitora - (1) conteúdo disciplinar; (2) capacidade leitora; (3) domínio de conteúdo disciplinar a partir da competência leitora – e três finalidades para a leitura: como meio para o domínio do conteúdo curricular, como objeto de conhecimento em si mesmo, e como instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens. Embora sejam necessárias mais pesquisas dessa natureza para reforçar ou reconsiderar os resultados que encontrei, é possível afirmar que os autores/editores adotam uma perspectiva cognitiva básica para o projeto didático autoral de leitura. Por isso, as atividades de compreensão leitora, a serviço do domínio do conteúdo disciplinar, limitam-se a pedir que eles ativem conhecimento de mundo e localizem e/ou copiem informações dos textos.

Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externo ao Programa - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL
Externo ao Programa - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS