PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO DA SILVA

DISCENTE : CARLOS EDUARDO DA SILVA
DATA : 14/09/2022
LOCAL: Sala a ser definida

CONSELHO ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Gestão democrática. Conselho Escolar. Formação democrática.

O conselho escolar tem se apresentado como uma instância democrática nos diferentes contextos escolares, a fim de levar a comunidade escolar a tomar decisões coletivas que contribuam na consolidação de aprendizados democráticos que possibilitem a resolução de conflitos, a divergência de opinião, entre outras características deste processo. Nesse sentido, a presente dissertação tem por finalidade compreender o conselho escolar enquanto uma possibilidade para a formação democrática na escola pública. Como campo de estudo, delimitamos a pesquisa à Rede Estadual de Educação de Pernambuco, especificamente em uma escola localizada no município de Buenos Aires – PE, Zona da Mata Norte, no interior do estado. A abordagem deste trabalho é de caráter qualitativo, e enquanto metodologia, adotamos o Estudo de Caso, do tipo explicativo, pois, além de fazer um estudo em profundidade e exaustivo, buscamos identificar os fatores que contribuem e determinam a ocorrência do objeto de estudo. Para o tratamento e exame dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo enquanto técnica de análise, de modo a concretizar os objetivos propostos. Como instrumentos metodológicos e tendo em vista a abordagem escolhida para o desenvolvimento deste trabalho, fizemos uso dos seguintes procedimentos: revisão da literatura, análise documental, entrevistas semiestruturadas, questionário online, bem como trabalho de campo. A partir dos dados obtidos, o conselho escolar no contexto da pesquisa apresenta-se como um espaço de participação e construção coletiva de ações que visam ao bem comum. Além disso, ele é apontado pelos conselheiros como um ambiente formativo democrático, na medida em que as diferenças se fazem presente na sua composição, o que coaduna com os processos da democracia participativa. Desse modo, reafirmam a sua importância para uma escola e gestão democráticas, uma vez que estas se articulam a processos sociais formativos mais amplos e colaboram na construção de uma sociedade mais participativa. Com os resultados alcançados também podemos demonstrar a influência e o impacto das políticas educacionais de cunho neoliberal nas escolas da rede na concretização deste órgão colegiado, pois seus integrantes têm de abrir espaços para tratar das pautas que caracterizam estas políticas. Assim, tem-se de reconhecer que o contexto escolar tem sofrido mudanças, entretanto, os conselheiros têm buscado, dentro de suas possibilidades, fortalecer e ratificar os processos e princípios democráticos, assim como formativos, proporcionados pelo conselho escolar. Dessa forma, vê-se que o fortalecimento deste órgão participativo por meio das ações dos representantes tem contribuído para sua manutenção e necessidade para a construção de uma escola democrática, e nesse contexto tem sido um espaço formativo.

Interna - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Presidente - 2299442 - LUCIANA ROSA MARQUES
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA PEREIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 17:01