PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANDREA DUARTE DA SILVA

DISCENTE : ANDREA DUARTE DA SILVA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Online

AS NARRATIVAS SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA VIVÊNCIA DO PROLER

Alfabetização e letramento; Narrativas de professoras alfabetizadoras; Ensino e avaliação; Programas municipais; Projetos municipais.

O presente estudo teve como objetivo investigar os pressupostos teóricos e orientações contidos no Programa de Letramento do Recife (Proler), as narrativas sobre as práticas de alfabetização de professoras alfabetizadoras na vivência desse programa e sua relação com o desenvolvimento de práticas sistemáticas significativas para o ensino e a avaliação da escrita e da leitura em escolas da Rede Municipal do Recife, na perspectiva da alfabetização e letramento. Nosso referencial teórico dialogou com autores sobre a alfabetização e letramento Tfouni (2005), Soares (2014); práticas sistemáticas significativas Mainardes (2018); saberes e práticas docentes, ensino e avaliação segundo as contribuições de Tardif (2013), Chartier (2007) e Varjal (2007), políticas educacionais Mainardes (2016), entre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa na perspectiva narrativa e se configurou como um estudo de caso. Como campo empírico tivemos uma escola municipal que se destacou com o desenvolvimento das orientações propostas pelo Programa e como participantes, duas professoras alfabetizadoras que se envolveram com o Proler nos anos de 2017 a 2019, participaram das formações e das produções dos materiais, desenvolveram as orientações e ações e obtiveram resultados positivos em suas turmas e uma gestora do Programa. Para a construção dos dados utilizamos como instrumentos, os documentos referentes ao Programa, especificamente, o Decreto e os cadernos pedagógicos, e a entrevista episódica. Na análise dos dados construídos utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011) para analisar os documentos e para as narrativas construídas pela entrevista episódica, adotamos a análise das narrativas de Labov (1997) e como complemento, as contribuições de Flick (2013). Desta forma, esperamos que os resultados obtidos nessa pesquisa favoreçam para o aprofundamento do debate sobre as práticas docentes construídas por professoras para o ensino e a avaliação da escrita e da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e que permitam viabilizar ações cada vez mais comprometidas com as possibilidades de ação/intervenção e construção de práticas sistemáticas significativas.

Externa à Instituição - SHALIMAR MICHELE GONÇALVES DA SILVA REIS - UNICAP
Externa à Instituição - ANÁLIA KEILA RODRIGUES RIBEIRO - IFPE
Presidente - 1747488 - MAGNA DO CARMO SILVA
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 16:34