PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DIANNE KETHULLY DELFINO DA SILVA

DISCENTE : DIANNE KETHULLY DELFINO DA SILVA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Online

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POR PROFESSORES NEGROS DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Professor/a; Negro/a; Relações étnico raciais; Representações Sociais.

Este trabalho objetiva analisar a relação entre as Representações Sociais das relações étnico-raciais e atuação profissional do/a docente negro/a, para tanto, foram realizadas algumas aproximações teóricas com a Teoria da Representações Sociais, com a construção da categoria raça, passando pela evolução histórica do negro no país e o processo de educação e escolarização da população negra. Participaram deste estudo um total de 115 professores/as autodeclarados/as negros/as, das seguintes instituições de ensino: Escola de Referência em Ensino Médio Simon Bolívar, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Foi utilizado um questionário de associação livre de palavras, com o seguinte termo indutor: relações étnico raciais e professor negro, seguido da hierarquização das palavras e finalizando com a justificativa da palavra considerada mais importante. A análise dos dados foi realizada pelo software Iramuteq e a análise de conteúdo, proposta por Bradin (1977). Conseguimos observar os possíveis núcleos centrais da nossa representação – representatividade, igualdade, respeito, educação, cor, luta, resistência, identidade, professor, competência, direito, inclusão. Para além disso conseguimos identificar os discursos que reafirmavam as escolhas feitas de cada categoria acima mencionada. De modo que procuramos evidenciar as diversas vozes que compuseram esse trabalho, vozes que nem sempre ganham espaço ou visibilidade.

Presidente - 2132543 - LICIA DE SOUZA LEAO MAIA
Interna - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Externa ao Programa - 1130697 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 15:30