PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCELA KAROLINNY DA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA KAROLINNY DA SILVA COSTA
DATA : 03/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UMA CRÍTICA A ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DE MUDANÇA CONCEITUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Histórico Cultural. Construtivismo. Galperin. Mudança conceitual. Ensino de Ciência.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Na construção da pesquisa, realizada neste escrito, permeamos pelo tema da formação de conceitos considerando a perspectiva construtivista de forma crítica. Nela, a elaboração conceitual tem origem a partir de outras formas de conceito em uma expressão mais elementar. Esses aspectos fundamentam a concepção de Mudança conceitual (Posner et al, 1982) em que os autores propõem as 4 condições que devem ser alcançadas: insatisfação, seguindo de inteligibilidade, plausibilidade e fertilidade. Como alternativa teórico metodológica analisamos a Teoria Histórico Cultural, que rege essa temática da Formação de Conceitos sob ótica distinta. Para Vigotski a formação de conceito é caracterizada como  um processo histórico e transformador que se fundamenta na representação diversificada do conceito. Nessa direção, Galperin, colaborador de Vigotski também apresenta algumas contribuições ao destacar a importância da Base Orientadora da Ação, que quando completa e baseada nas características essenciais do objeto dotado de um caráter generalizado, consciente e com plenitude,  possibilita a formulação do pensar cientificamente com vista na  mudança do pensamento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FAÇANHA - UFRN
Externa à Instituição - HELAINE SIVINI FERREIRA - UFRPE
Presidente - 1080998 - PETRONILDO BEZERRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/07/2022 13:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11