PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLAUDIA VICENTE DA SILVA

DISCENTE : CLAUDIA VICENTE DA SILVA
DATA : 27/05/2022
LOCAL: Online

A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS COMPONENTES CURRICULARES- HISTÓRIA E HISTÓRIA DAS CULTURAS NO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE.

Vitória de Santo Antão; Teoria da Afrocentricidade; Educação das Relações Étnico-Raciais; Currículo História.

O ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nos estabelecimentos de educação brasileiros passou a ser obrigatório do ano de 2003, após a consolidação das novas diretrizes curriculares que surgem em resposta a promulgação da Lei n.º 10.639. Por força dessa legislação esses estudos deveriam, em tese, estar pautados na valorização do povo negro considerando sua condição como sujeito de direito parte constituinte da formação social do Brasil. Este contexto histórico lastreia a questão central desta pesquisa, a saber: Como a Educação das Relações Étnico-Raciais está sendo implementada nos componentes curriculares História e História das Culturas nos anos finais do Ensino Fundamental em Vitória de Santo Antão, Pernambuco? Na busca por respostas a nossa questão de partida definimos como objetivo geral: compreender como a temática dessas Relações Étnico-Raciais vem sendo implementada nos respectivos componentes curriculares nas escolas que estão sob responsabilidade pedagógica da respectiva municipalidade. Para esse fim traçamos como objetivos específicos: descrever a trajetória da Educação das Relações Étnico-Raciais no Sistema Municipal de Ensino em Vitória de Santo Antão; refletir sobre o avanço da Legislação educacional antirracista e sua contribuição para a implementação da ERER e Analisar como os docentes de História e História das Culturas dos anos finais do Ensino Fundamental identificam a ERER em seus currículos municipal. Neste contexto, apoiamos a discussão da pesquisa na teoria da afrocentricidade e em suas categorias: centralidade, marginalidade, agência e conscientização na visão dada por Molefi Kete Asante, e Ama Mazama. A pesquisa de abordagem qualitativa se serviu de entrevistas semiestruturadas que nos permitiu um entendimento dilatado sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas públicas municipais de Vitória de Santo Antão. Como critério para análise de dados utilizamos os conceitos defendidos pela Teoria da Afrocentricidade (2014). Isto por sua vez, nos permitiu, considerando uma série de fatores, concluir que a ERER não está sendo implementada nas escolas públicas municipais que ofertam os anos finais do ensino fundamental na cidade da Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

Externa à Instituição - CLAUDILENE MARIA DA SILVA - UNILAB
Interna - 1195390 - MARCIA REGINA BARBOSA
Presidente - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Notícia cadastrada em: 12/05/2022 11:00