PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BARBHARA ELYZABETH SOUZA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BARBHARA ELYZABETH SOUZA NASCIMENTO
DATA : 15/02/2022
HORA: 15:10
LOCAL: Online
TÍTULO:

EDUCAR PARA O PENSAR NAS RODAS DE LEITURA: AS INTERAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE CRIANÇAS E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

XX


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Neste estudo analisamos o trabalho de mediação docente nas rodas de leitura, explorando
especificamente o exercício do pensar durante a conversa com crianças no segundo ciclo da
Educação Infantil. De natureza qualitativa-colaborativa, os dados da pesquisa foram produzidos
ao longo de uma trajetória reflexiva de dois anos. Assim, inicialmente, realizamos um curso de
extensão itinerante, em seis instituições públicas de Educação Infantil, com o intuito de testar
a força das perguntas da pesquisa, ajustar os objetivos específicos e conhecer e convidar
professoras interessadas em colaborar com o estudo. Na sequência, videogravamos 24 sessões
de rodas de leitura, conduzidas por três professoras-colaboradoras e seus grupos de crianças
entre 4 e 6 anos. Durante esse período foram oportunizadas às docentes experiências formativas,
tais como: o conhecimento e exploração de diferentes livros tanto de literatura infantil, como
de programas de filosofia para crianças; textos sobre temas relativos à formação de leitores e
mediação de leitura; observação dos vídeos com as rodas de leitura e conversa, conduzidas ao
longo da pesquisa; trocas de ideias com a pesquisadora sobre as rodas conduzidas. Por fim,
avaliamos a trajetória percorrida, compartilhando com as docentes-colaboradoras a análise
parcial dos dados. Constatamos que as obras selecionadas pelas docentes para ler e conversar,
apresentavam boa qualidade gráfico-editorial e potencial para a formação de leitores críticos e
criativos. A análise dos vídeos e transcrições das rodas revelou um certo padrão nas interações
das professoras com as crianças durante as rodas. Tais “interações regulares” incluíram a
preocupação com a construção de sentidos durante a leitura dos textos, a tentativa de seguir
as ideias dos pequenos e de construir combinados
, a democratização da fala das crianças e o
comprometimento com a formação do leitor ético
. Constatamos ainda, pouco tempo concedido
para a escuta dos pequenos,
bem como a adoção de perguntas fechadas durante a conversa,
oferecendo-se às crianças duas alternativas de respostas. Em situações pontuais, observamos
que as professoras incorporavam às suas interações nas rodas, elementos mais refinados do
ponto de vista dialógico. Assim, também identificamos certas “interações irregulares”, a saber:
o encorajamento à formulação de perguntas por parte das crianças, a apresentação de
exemplos que valorizavam as experiências de vida
, questionamentos que ajudavam os
pequenos a reestruturarem suas idéias
, tentando dizer melhor o já dito, além de esforços no
sentido de
conceder mais tempo de reflexão ao grupo. A participação das crianças nas rodas de
leitura evidenciou a sua familiaridade com a prática de ouvir histórias lidas por suas professoras,
assumindo o papel de ouvintes-ativos. Contudo, a conversa na “roda para pensar”, foi uma
novidade incorporada, aos poucos, pelas crianças. Assim, gradualmente, o “diálogo numa
perspectiva subjetiva” foi instigando as crianças a acionar suas experiências de vida para
produzir conceitos, formular perguntas, revelar inquietações, expressar opiniões sobre os
textos/temas dos livros, dar exemplos para ilustrar pontos de vista. O diálogo aberto também
acolheu os “silêncios” das crianças, em seus múltiplos sentidos. Concluímos que o exercício do
pensar nas rodas protege o pensamento infantil, fortalecendo a criatividade, a criticidade e,
sobretudo, a liberdade de expressão, com respeito às singularidades das crianças. O estudo
revela, portanto, que a voz ativa dos pequenos na roda reivindica uma escuta adulta sensível,
verdadeira e qualificada para acolher, cultivar a curiosidade e expressão do pensamento dos
pequenos, mantendo a vitalidade do diálogo no grupo. Assim, evidencia-se a complexidade do
desafio das professoras na construção de cenários significativos, tais como as rodas de leitura e
conversa, que valorizem o pensamento crítico e criativo das crianças



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1698348 - ALESSANDRO HENRIQUE DA SILVA SANTOS
Interna - 1134365 - ANA CAROLINA PERRUSI ALVES BRANDAO
Externa ao Programa - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa à Instituição - ESTER CALLAND DE SOUSA ROSA - UFPE
Externa à Instituição - MONICA CORREIA BAPTISTA - UFMG
Notícia cadastrada em: 15/02/2022 15:09
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