PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ELEXANDRA SANTOS DO NASCIMENTO BAYMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELEXANDRA SANTOS DO NASCIMENTO BAYMA
DATA : 14/01/2022
HORA: 12:50
LOCAL: Online
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PARA APOSENTADORIA E ESPIRITUALIDADE: um estudo misto com pessoas servidoras públicas da UFPE e do INSS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação para aposentadoria; Espiritualidade; Estudos mistos transpessoal/integral; Serviço público; Sentido de vida


PÁGINAS: 225
RESUMO:

A aposentadoria é um fenômeno pós-industrial que possibilita acesso a direitos e bem estar, mas que também pode provocar às pessoas trabalhadoras formalizadas profundos sofrimentos, culminando com a perda de sentido de vida, sendo necessário um processo formativo de educar para o aposentar. Nos órgãos públicos há normativas que recomendam a instituição de Programas Educação para Aposentadoria - EPA. O presente estudo teve como objetivo compreender que contribuições a espiritualidade fornece ao desenvolvimento da EPA nos órgãos públicos. Para tanto discutimos as concepções de espiritualidade apresentadas por Ferdinand Röhr, Viktor Frankl, Douglas MacDonald, Sidney Silva dentro da abordagem transpessoal/integral de espiritualidade Por meio de uma pesquisa mista sequencial foi apresentado o estado do conhecimento acerca da aposentadoria à luz da integralidade  . Na fase quantitativa do estudo, utilizou-se o Inventário de Expressões de Espiritualidade Revisado- ESI-R associado a um questionário sociodemográfico, dos quais participaram  155 pessoas servidoras públicas em situação de pré-aposentadoria, abono em permanência e aposentadoria. Os dados quantitativos passaram por análise estatística descritiva em software livre JAMOVI 1.2. Foram selecionados 16 servidores, 8 de cada órgão, que obtiveram as maiores e menores médias  nas dimensões Orientação Cognitiva em Direção à Espiritualidade (COS) e Bem-estar Existencial (EWB) da ESI-R. Foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado para a construção dos dados qualitativos cujo corpus gerado foi analisado por análise temática com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontam que a EPA não é um campo consolidado de pesquisa no Brasil e que há carência de pesquisas voltadas a  educação para aposentadoria de professores, principalmente da educação básica, bem como  pesquisas sobre as relações das pessoas aposentadas com a família e o lazer (quadrante cultural). A percepção da espiritualidade das pessoas do serviço público transita entre as dimensões Religiosidade (REL), COS e EWB da ESI-R. A análise do perfil sociodemográfico evidencia o fator de escolaridade na percepção da espiritualidade na dimensão REL e o de renda na percepção de EPA. Outro dado refere-se à postergação da aposentadoria entre as pessoas com mais de 40 anos de tempo de serviço, sendo mais evidente em pessoas do sexo masculino solteiras, sem filhos e sem religião. Na dimensão REL há variação estatística no tocante ao sexo e nas dimensões EWB e REL em relação à situação frente à aposentadoria. Os resultados qualitativos apresentam que a EPA se beneficia se abarcar desenvolvimento do senso de propósito da pessoa trabalhadora, da relação com trabalho, com o tempo livre e processo inexorável do envelhecimento, numa perspectiva multidimensional do ser humano. Os participantes da pesquisa sugerem que a metodologia de EPA aconteça pela formação grupos informativos, reflexivos e culturais, que façam parte de um programa de desenvolvimento humano longitudinal nas organizações pesquisadas. A principal contribuição da espiritualidade para a EPA perpassa pela abertura que a tarefa pedagógica proporciona na tomada de decisão consciente frente à aposentadoria,  possibilitando a promoção do autoconhecimento e da autonomia da pessoa trabalhadora.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1728197 - AURINO LIMA FERREIRA
Interna - 507.644.624-15 - EUGÊNIA DE PAULA BENÍCIO CORDEIRO - IFPE
Interna - 2560141 - MARIA SANDRA MONTENEGRO SILVA
Externo à Instituição - SILAS CARLOS ROCHA DA SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 14/01/2022 12:43
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