PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALVARO VINICIUS DE MORAES BARBOSA DUARTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALVARO VINICIUS DE MORAES BARBOSA DUARTE
DATA : 22/12/2021
LOCAL: Online

A gramática/análise linguística e a formação continuada: trajetórias de formação de cursistas-professores de língua portuguesa do Profletras

Análise Linguística. Ensino de gramática. Formação continuada de professores. Profletras. Relação teoria e prática.

A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as relações entre a formação continuada, as concepções teóricas e o ensino de gramática/análise linguística (AL) nas aulas de professores-cursistas do Profletras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife.  Para atingirmos tal objetivo, buscamos: analisar as concepções teóricas de língua/linguagem e de gramática/AL do Profletras que nortearam a formação dos cursistas; evidenciar se e como o professor reconstrói seus conhecimentos teóricos e modifica seu trabalho em relação ao ensino de gramática/AL, a partir das contribuições do processo de formação docente; e discutir as condições de trabalho e de formação do professor e como elas podem interferir no processo formativo do docente e nas mudanças do seu trabalho com a gramática/AL. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, utilizando o arcabouço teórico-metodológico do Paradigma Indiciário e quatro instrumentos de geração de dados: questionário, análise documental, entrevista e observação participante. Como base teórica, apoiamo-nos em dois grandes blocos. O primeiro diz respeito à teoria sobre formação continuada de professores, no qual destacamos os pressupostos de PÉREZ-GÓMEZ (1998), DINIZ-PEREIRA (2007, 2010, 2014), ZEICHNER (1993, 2008a, 2008b), SCHÖN (1995), CHANTRAINE-DEMAILLY (1995), NÓVOA (1999, 2017), SACRISTÁN (1999) e PIMENTA (2012). O segundo bloco está relacionado à teoria sobre o ensino de língua, particularmente acerca da gramática e da prática de AL, no qual mobilizamos as ideias de BAKHTIN (2010 [1929]) TRAVAGLIA (2006 [1996]), GERALDI (2003a [1984] 2003b [1984], 1991), BEZERRA e REINALDO (2013), SUASSUNA (2012), MENDONÇA (2006a, 2006b), SOARES (2012), MARCUSCHI (2007), VIEIRA (2018), BAGNO (2009) e FRANCHI (2006 [1991]). Como resultados principais, notamos que cada cursista teve seu processo formativo determinado por diferentes fatores. A Professora A (PA) teve sua trajetória marcada por uma sobrecarga em sua vida profissional e acadêmica, tanto nas escolas em que trabalhava quanto no Profletras e na graduação em Pedagogia. Percebemos que seu conhecimento teórico sobre o ensino de gramática/AL foi se solidificando durante o processo de acompanhamento da pesquisa, mas sua prática não sofreu grandes mudanças. Seu foco foi o trabalho com a leitura, reservando um espaço mínimo à produção de texto e às reflexões linguísticas. Já o Professor B (PB) teve seu processo determinado e interrompido principalmente por suas demandas pessoais. Concluímos que seu conhecimento teórico foi se modificando e agregando novos pontos de vista. Sua prática mudou radicalmente de um ano para o outro, saindo de um trabalho focado na tradição gramatical a um enfoque baseado em textos. Entretanto, o trabalho com os textos se desenvolveu sem um planejamento e de forma desarticulada no que diz respeito às práticas de linguagem. O processo formativo apresentou, para cada cursista, diferentes contribuições, ao se relacionar às condições de formação, de trabalho e de vida dos professores. Concluímos, por fim, que o investimento único na formação do professor não necessariamente garante uma melhora em sua prática de ensino. Assim, entendemos que os investimentos públicos para a melhoria da qualidade da educação no Brasil devem abarcar aspectos mais amplos da prática educativa, como, por exemplo, as condições de trabalho dos docentes, que estão relacionadas às melhorias da infraestrutura das escolas e às condições salariais dos profissionais da Educação Básica, para que eles possam ter as condições oportunas de dedicar mais tempo ao seu processo formativo e ao planejamento das suas aulas.

Externo ao Programa - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - EDLAMAR OLIVEIRA DOS SANTOS
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Interno - 1130857 - JOSE BATISTA NETO