PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SUZANA BORBA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZANA BORBA DA SILVA
DATA : 21/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Representações Sociais de formação inicial pelos licenciandos em Música da UFPE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores de Música; Saberes docentes; Teoria das Representações Sociais; Saberes docentes; Licenciatura em Música


PÁGINAS: 129
RESUMO:

A presente investigação objetivou compreender o processo de formação inicial de professores de Música, com base na análise das representações sociais de formação compartilhadas pelos licenciandos em Música da UFPE. Para tanto, tomamos como referência os estudos de formação inicial de professores de música de Bellochio (2003, 2016); Del Ben (2003a, 2003b); Penna (2007, 2014), assim como a perspectiva dos saberes docentes de Tardif (2010). Também adotamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada pelo psicólogo social francês Serge Moscovici em 1961 e, particularmente a Teoria do Núcleo Central (TNC) ou Abordagem cognitivo-estrutural formalmente delineada pelo psicólogo francês Jean Claude-Abric em 1976. Norteada pelo enfoque qualitativo online em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19, desenvolvemos a pesquisa dentro uma perspectiva plurimetodológica que consistiu no emprego de três etapas distintas, todavia interdependentes realizadas com a associação de mais de um instrumento de recolha dados. A primeira etapa consistiu-se em uma análise documental da matriz curricular que norteia o Curso de Licenciatura em Música da UFPE.  Os resultados indicaram que a base teórico-epistemológica que norteia a proposta curricular do curso recentemente reestruturada e ampliada, se encontra em consonância com os documentos quais sejam:  Resolução CNE/CES nº 2, de 8 de março de 2004, o Parecer CNE/CES nº 195, de 5 de agosto de 2003, na Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 e a Resolução 12/2008. Contudo, ao analisarmos a disposição dos conhecimentos curriculares por intermédio dos estudos do estudo de Pires (2015) e a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) identificamos a predominância dos conhecimentos disciplinares, sobretudo os instrumentais seguido das disciplinas composicionais, fundamentos teóricos, musicológicos e etnomusicológicos. Na segunda etapa empregamos a versão online da Técnica de Associação Livre a partir da criação de um formulário criado no aplicativo Google Forms, realizada com 48 discentes matriculados regularmente entre o 1º e 8º períodos do Curso de Licenciatura em Música da UFPE. As evocações foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ e as entrevistas semiestruturadas no qual tivemos acesso ao campo semântico das representações sociais dos estudantes. Tais representações encontra-se alicerçadas, em maior quantitativo, na categoria musical agrupa elementos específicos, ou seja, os saberes disciplinares da docência em música, acompanhado pela categoria pedagógica. A partir da análise de similitude acessamos detalhadamente a estrutura gráfica da representação social onde identificamos que o possível núcleo central é constituído pelas expressões didática e amor inseridos nas categorias pedagógica e afetiva. Na terceira etapa da investigação, por intermédio da observação das frequências e justificativas dos termos mais relevantes na Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e o emprego da Análise de Frequências Múltiplas e  a Nuvem de Palavras identificamos que o núcleo central das representações dos licenciados a formação inicial do professor especialista em música encontra-se fundamentada na dimensão normativa pois o cerne da representação  envolve circunstâncias de dimensão ideológica, social e sócio-afetiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - VANIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA
Interna - 1205112 - CLARISSA MARTINS DE ARAUJO
Presidente - 4282981 - REJANE DIAS DA SILVA MORAIS
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 14:32
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