MARCOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL ANALISADOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PERNAMBUCO 2004-2021
Educação Integral, Ensino Médio, Política Pública,
Pernambuco
Este estudo tem origem no Núcleo de Identidades e Memórias, do Programa de
Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco e pretende responder o seguinte
questionamento: Quais os marcos históricos da educação integral presente na sociedade
brasileira e o que podemos aprender a partir da experiência de Pernambuco de 2004 a 2021?
Trata-se de uma investigação da historiografia da Educação Integral a partir da experiência do
processo de implantação no estado de Pernambuco no período de 2004 a 2021, período em
que teve início a primeira experiência desta oferta em Pernambuco até os dias atuais. A
escolha do objeto estudado se deu pelo profundo interesse do autor em entender o processo
de desenvolvimento da oferta de Educação Integral em Pernambuco, bem como sua trajetória
profissional, estando à frente da gestão desta Política de 2008 a 2018. Como hipótese
sustentamos que os resultados da Educação Integral em Pernambuco resultam da decisão
política de expandir a experiência de implantção de Escola Integrais, transformando os
Centros de Ensino Experimental em Política Pública a partir de 2008. Para responder o
problema de pesquisa, são propostos objetivos que delimitam e orientam os procedimentos a
serem utilizados na investigação em pauta, como identificar e analisar os principais momentos
históricos da Educação Integral no Brasil e em Pernambuco, analisar a documentação oficial
sobre a história no Brasil e como se deu a emergência da Educação Integral em Pernambuco.
Buscamos registrar a iconografia sobre a Educação Integral em Pernambuco trazendo
evidências por meio de matérias publicadas em jornais impressos, planos de governo e
documentos relativos à sua historiografia. O estudo realizou uma pesquisa qualitativa, com a
participação de 2.417 pessoas, com o fim de observar a percepção da comunidade escolar
sobre a Educação Integral em Pernambuco, analisando como se deu o processo de sua
implantação e entendendo os impactos sociais da mesma, bem como a compreensão sobre a
diferenciação entre a Educação Integral e a educação em tempo integral. Em uma segunda
etapa foram realizados dois Seminários com a participação dos Gestores das 51 Escolas de
Referência em Ensino Médio implantadas no ano 2008. Conclui-se que a comunidade escolar
aceita e compreende a proposta da Rede Estadual de Ensino para a Educação Integral, bem
como sua implantação trouxe significativas melhorias para os resultados educacionais obtidos
em avaliações externas, no entanto a pesquisa evidenciou a necessidade de melhorias
qualitativas das Escolas Integrais e o aperfeiçoamento da referida política, o que inclui
valorização dos profissionais atuantes nessas escolas, melhorias de infraestrutura, diminuição
da carga horária diária, revisão do currículo, melhor utilização do uso de novas tecnologias,
bem como a diferenciação conceitual de Educação Integral e Educação em Tempo Integral.