PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ARLETE MARIA BELO DA SILVA

DISCENTE : ARLETE MARIA BELO DA SILVA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: possíveis repercussões na Política de Atendimento à Pessoa com Deficiência no Município do Recife-PE

Pessoas com Deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação; Política de Educação Especial; Educação Inclusiva; Plano Municipal de Educação.

A dissertação “Plano Municipal de Educação: possíveis repercussões na política de atendimento à Pessoa com Deficiência no Município do Recife – PE” teve por objetivo analisar possíveis repercussões do Plano Municipal de Educação do Recife – PME 2015-2025 na política de atendimento educacional às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Para tanto delimitamos como objetivos específicos, compreender as repercussões da Meta 4 do PME 2015-2025 na configuração da Política de Atendimento Educacional à Pessoa com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação planejada e implementada no município do Recife – PE e mapear essas políticas implementadas e desenvolvidas no município. Em cumprimento aos objetivos apresentados, o presente estudo se insere na Análise de Política de Educação. Tratar-se de uma Pesquisa Qualitativa Documental. Neste sentido, nos voltamos para a Metodologia das Ciências Sociais, ancoradas na perspectiva de Minayo (1998) que coloca estudos dessa natureza sob o prisma de um mundo polêmico, em que as questões não estão resolvidas e o debate se apresenta perdurável. Por isso, para análise dos dados nos baseamos na teoria e metodologia da análise de discurso (FAIRCLOUGH, 2007/2008 e FOUCAULT, 2006), considerando os aspectos texto, prática discursiva e prática social conectados com a intertextualidade. As repercussões do Plano Municipal de Educação de Recife – PME  2015-2025 na política de atendimento educacional às pessoas com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação apresentam conquistas, desafios, possibilidades e perspectivas quanto ao cumprimento de suas metas e estratégias implantadas e que faltam ser implantadas pelo poder público municipal. Destacamos as conquistas como a garantia das escolas matricularem os (as) educandos (as) com NEE em salas de aula do ensino regular comum a todos, de professores (as)  de AEE nas escolas e atuando de forma itinerante nas escolas que não têm Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), investimento em (SRMs), transporte escolar inclusivo, a criação e implantação do cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Educacional Especial (AADEE) e a criação dos núcleos de apoio à inclusão: NTA, NAAH/S, para pessoas surdas e para educandos com TEA e ainda os convênios com instituições especializadas, que colaboram com a perspectiva da inclusão no ensino regular das escolas de educação básica. Portanto, podemos considerar como desafios as condições de articulação destas ações com o trabalho pedagógico desenvolvido no ensino regular das escolas da rede, porque o texto do PME não apresenta estratégias que garantem esta articulação, tão necessária para a inclusão. Observamos ainda desafios que compreendem a falta de articulação entre as ações existentes anteriores ao PME 2015-2015 e as estratégias implantadas para a inclusão do público alvo da educação especial, com evidências de ausência da avaliação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva que já vinha sendo desenvolvida no município. Apresentamos como possibilidades e perspectivas a criação e implantação dos centros multidisciplinares por RPA como uma política pública a ser implantada pelo poder público, assim como a política que garante a distribuição de livros e materiais didáticos adaptados para as escolas,  tendo como foco o AEE em todas as escolas em vista de uma efetiva inclusão educacional dos (as) educandos (as) com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação.

Interno - 2517180 - EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
Interna - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Externa ao Programa - 1805995 - WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 16:29