O tempo como problema pedagógico
Fundamentos da educação; temporalidade; filosofia da educação.
No decorrer da história da humanidade, deparamo-nos com diferentes ordenações do tempo, o que acarreta diferentes formas de conceber, construir e habitar o mundo. A partir da compreensão de que as experiências do tempo, no decorrer da história ocidental, estabelecem as condições de possibilidade da interpretação do “real”, evidenciamos as particularidades das diferentes experiências temporais com o objetivo de destacar suas singularidades que nos auxiliem a estabelecer as possíveis relações entre as experiências do tempo e os pressupostos que sustentam o pensamento e as práticas pedagógicas contemporâneas. Para tanto, compreendemos que a educação é por princípio uma prática social que estabelece os tensionamentos entre as diferentes esferas temporais. Por fim, verificaremos como a educação, na atualidade, mostra-se como uma das últimas resistências para efetivação de um presente atrofiado, sendo ela, com todas as limitações inerentes ao campo, capaz de resgatar juntamente com as demais áreas os tensionamentos necessários a fim de criar possibilidades de realização de um processo pedagógico.