PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUCILLA PERES LINS

DISCENTE: LUCILLA PERES LINS
DATA : 05/06/2024
LOCAL: ONLINE

Políticas de inclusão educacional para estudantes com transtorno do espectro autista em escolas de Tempo Integral de Pernambuco.

Política educacional; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista, Integralidade, Atendimento Educacional Especializado.

Este estudo defende que o Estado é o provedor do desenvolvimento nacional com a melhoria do bem-estar social, desenvolvendo políticas públicas educacionais que vise o interesse de todos partindo das subjetividades e as diversas identidades e consequentemente, a inclusão educacional de estudantes com TEA na rede regular de ensino com uma educação plena que desenvolva as habilidades e cognições inerentes dos sujeitos. Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar o processo de inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir das possíveis repercussões do Plano Estadual de Educação de Pernambuco - PEE/PE (2015-2025) no âmbito de escolas de tempo integral. A fundamentação teórica está embasada na análise do discurso dos teóricos Michel Foucault e Giles Deleuze a fim de debater sobre educação para a transformação social e individual com a ideia de pertencimento e existencialidade e assim combater as desigualdades sociais. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a Análise do Conteúdo como metodologia, pois entendemos que a política educacional de inclusão não é fenômeno inerte e neutro, mas que sofre influências subjetivas dos sujeitos que dela utiliza. Portanto, foi necessário conhecer os dados através da pré-análise, exploração do material e por fim realizar inferências com tratamento dos resultados através da categorização. Como resultado obtemos que o PEE/PE garante apenas o acesso ao estudante com TEA e ainda há várias lacunas e omissões nas estratégias da meta 4 no que se diz respeito a permanência com qualidade para garantir a estes discentes a continuidade e o avanço a níveis mais elevados de ensino. Ainda foi constatado que as ações da Secretaria de Educação do Estado e das escolas são a materialização da política aqui referida, porém muitas vezes estas ações podem alcançar emancipação do sujeito ou pode trazer apenas a manutenção de um sistema hegemônico. Assim, se faz necessário que o PEE/PE traga em suas estratégias, além de outras temáticas, a relevância do Atendimento Educacional Especializado nas Escolas de Tempo Integral para que seja garantido o direito de ser e de estar como estudante único, integral e singular dentro um sistema de educação que inclui as diferenças.

Presidente - 2517180 - EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Externa ao Programa - 2331660 - MARIA ZELIA DE SANTANA - null
Notícia cadastrada em: 02/05/2024 09:06