PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO PERGENTINO DAS CANDEIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROBERTO PERGENTINO DAS CANDEIAS
DATA : 29/05/2024
LOCAL: ONLINE

Escolas de Samba como espaço de construção do Pertencimento Afrocentrado de sambistas negros no Brasil.

Escola de Samba e Educação; Pertencimento Negro Afrocentrado; Educação das Relações Étnico-raciais; Afrocentricidade.

Ao pensarmos sobre escolas de samba no Brasil devemos considerar, inevitavelmente, suas dimensões étnicas, históricas, culturais e educativas. Isso por considerarmos que elas são compostas quase em sua totalidade pelo legado do povo negro. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como as escolas de samba se constituem como espaço educativo que contribuem para a construção de um pertencimento afrocentrado de sambistas negros no Brasil. Foi então, a partir desse objetivo, que incorporamos como caminho metodológico, a pesquisa documental por entender que essa seria a mais apropriada para nossa investigação nessa tese. Procuramos investigar as escolas de samba do Brasil a partir do conceito ampliado de documento, assim como nos orienta Pinsky (2013). Nessa pesquisa não reservamos recorte temporal por entender, mesmo por hipótese, que as contribuições das escolas de samba que se relacionam ao nosso objeto de pesquisa acontecem desde seu surgimento e estão presentes até os dias atuais. A análise do material obtido recebeu tratamento a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (2016). Os documentos reservados para análise foram transcritos e investigados sob a lente dos objetivos da pesquisa, o que reverberou na eleição de categorias analíticas. A investigação do conjunto das informações sistematizadas no desenvolvimento do tratamento foi articulada ao nosso referencial teórico que tomou como base os escritos de Asante (2009); (2014), Mazama (2009), Nobles (2009) e Diop (2011); autores estes que contribuíram ajudando-nos a discutir as seguintes categorias: Construção do pertencimento Afrocentrado; Agência africana; Localização psicológica; Centralidade do povo negro; Lugar do povo negro na história. Os resultados produtos dessa tese mostraram que as escolas de samba não são apenas espaços que materializam festas e eventos no período carnavalesco, assim como já imaginávamos quando da proposição dessa empreitada; mas sim espaços que resistiram ao longo de sua história como potentes lugares educativos de formação de seus sambistas negros; permitindo que eles se fortaleçam coletivamente ao incorporarem suas histórias e memórias protagonizando a transmissão de conhecimento para as gerações futuras numa espécie de rede de trocas e sociabilidades. O que intentei nessa tese foi demonstrar que as escolas de samba do Brasil são espaços educativos que contribuem para a construção do pertencimento negro Afrocentrado de seus sambistas negros, ao momento que dão visibilidade as histórias e memórias do povo negro, sendo estes ensinamentos transmitidos dos mais velhos para mais os mais jovens por meio das práticas educativas que acontecem nas escolas durante todo o ano.

Externo à Instituição - LUCIANO DAS NEVES CRUZ
Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Externo ao Programa - 2278835 - MARCIO ANANIAS FERREIRA VILELA - nullPresidente - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Interna - 4282981 - REJANE DIAS DA SILVA MORAIS