BILHAR ACADÊMICO: Psicossociogênese das Tensões nas Relações Étnico-Raciais em Educação no Brasil (2000 – 2022)
Identidades; Memórias; Intelectuais Negras/os; Professores/as
Esta tese tem origem no Núcleo de Identidades e Memórias do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e parte da seguinte hipótese: as tensões nas relações étnico-raciais vivenciadas pela intelectualidade negra são propulsoras de resoluções de problemas próprios da população afrodescendente, em específico, a afro-brasileira. Considerando a tessitura de uma rede intelectual afrodescendente; quais as memórias dos temas prioritários enfrentados por pesquisadores/as negros/as, no Brasil? O bilhar acadêmico em tela tem início em 2000, ocasião da primeira edição do COPENE – Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, entre 2000 e 2022, quando do seu retorno à cidade do Recife; e é utilizado aqui como campo empírico de uma das formas de disputa – a das ideias intelectuais, num quadro de intenções ou rede social que passa pelo “Fenômeno Reticular” – mudanças e transformações decorrentes das relações interpessoais, e de auto inscrição. (ELIAS, 1992, 1993, 1994a, 1994b, 2000, 2001a, 2001b, 2008) (MBEMBE, 2014). Minha proposta é manusear a psicossociogênese como teoria e metodologia, o que consiste em uma análise das mudanças discursivas, comportamentais, identitárias – individuais e coletivas, de uma figuração ou rede, em determinado espaço-tempo; as fontes de análises são: os registros dos COPENEs Nacionais – formato, corpo editorial e Anais (2000-2022); o sociograma da rede de intelectuais negras/os; e entrevistas semiestruturadas. Assim, tenho por objetivos: a) Contribuir com o debate acerca do conceito da psicossociogênese no Brasil, com vista a analisar a emergência e as memórias da rede do Congresso de Pesquisadores Negros -COPENE entre 2000-2022; b) Identificar e contextualizar os principais temas abordados pela intelectualidade negra, e as tensões geradas por ocasião do surgimento dessa rede de pesquisadores entre 2000-2022; c) Analisar os clusters de produção textual - aglomerados com alguns potenciais determinantes; d) Identificar as tensões enfrentadas pela intelectualidade negra nas relações étnico-raciais dos bilhares acadêmicos – por uma visão histórico-sociolinguística; e) Apontar as contribuições táticas da intelectualidade negra afro-brasileira para inclusão e difusão do debate em questões étnicas e raciais na opinião pública – tanto a partir das modificações das Leis, quanto nas bibliografias dos programas de pós-graduação, ou na atuação profissional como professores e professoras da educação básica