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Banca de DEFESA: ISABELLE SEDICIAS NASCIMENTO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE SEDICIAS NASCIMENTO FERREIRA
DATA : 10/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

Ensino de língua portuguesa na Educação Escolar Indígena: analisando concepções e práticas docentes no contexto do povo Pankará


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Escolar Indígena; ensino de língua portuguesa; escola indígena; povo Pankará.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

RESUMO: O objetivo geral desta pesquisa consistiu em investigar como se desenvolve o ensino de língua portuguesa no contexto da Educação Escolar Indígena do povo Pankará, situado no sertão do estado de Pernambuco, Brasil. Em relação aos objetivos específicos, pretendemos: 1) identificar e analisar fundamentos, concepções e crenças dos professores Pankará no ensino de língua portuguesa; 2) identificar e analisar documentos e referenciais orientadores da prática desses professores no ensino de língua portuguesa; e 3) observar e analisar metodologias de ensino de língua portuguesa e procedimentos didáticos desenvolvidos por esses professores na Educação Escolar Indígena. Em termos teóricos, definimos a concepção sociointeracionista e dialógica da língua(gem) como quadro referencial para o ensino de língua portuguesa, recorrendo aos estudos de diferentes autores que, assim como nós, fundamentam-se na perspectiva bakhtiniana para o ensino de língua(gem), dentre os quais podemos citar Suassuna (2012), Costa-Hübes (2011), Antunes (2009) e Geraldi ([1984] 1997a; [1984] 1997b; [1984] 1997c). No que se refere à metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, cujos instrumentos e procedimentos de análise de dados compreenderam: entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação, a partir de um enfoque discursivo. Mais especificamente, para alcançarmos os objetivos geral e específicos traçados, entrevistamos a coordenadora da Escola Estadual Indígena Tia Amélia Caxiado – nosso lócus de pesquisa – e duas professoras Pankará que ministram a disciplina língua portuguesa na referida escola; analisamos os planejamentos de ensino dessas professoras; e observamos as aulas de língua portuguesa por elas ministradas. Após a análise dos dados e discussão dos resultados, em linhas gerais,
concluímos que tanto os planejamentos de ensino quanto os discursos e as práticas das professoras Pankará participantes desta pesquisa revelam mesclas de abordagens, na medida em que, ao mesmo tempo, as docentes procuram superar paradigmas tradicionais e reproduzem modelos cristalizados de ensino de língua(gem), principalmente no que tange à prática da análise linguística nas aulas de língua portuguesa. Destacamos, portanto, a necessidade da formação (inicial e continuada) de professores para a reconfiguração do ensino de língua portuguesa na educação básica, em específico, na Educação Escolar Indígena. Por fim, considerando os objetivos e limites desta pesquisa, evidenciamos que se faz necessário também o desenvolvimento de outros estudos e pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa na Educação Escolar Indígena, em especial, no contexto do
povo Pankará.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIENE AMORIM DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA - nullPresidente - 384531 - LIVIA SUASSUNA
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 14:05
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