PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MIRELA LOPES DE CASTRO

DISCENTE: MIRELA LOPES DE CASTRO
DATA : 26/04/2024
LOCAL: SALA D14

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DISLEXIA: um olhar para a prática pedagógica.

Dislexia, Prática pedagógica, Professor e inclusão.

A presente pesquisa se insere no campo de Educação e Linguagem na perspectiva de inclusão. Apesar de ter ficado mais conhecido no Brasil a partir de 2007, historicamente, a dislexia vem sendo discutida, no intuito de desenvolver melhorias para facilitar o processo de alfabetização destas crianças. A dislexia é uma condição marcada pela dificuldade na leitura e na escrita e já tem sido objeto de estudo e debate há mais de 150 anos, como mostram as pesquisas (PESTUN, 2001; VIEIRA, 2008; SILVA, 2009; OLIVEIRA; SIGNOR, 2015; LACERDA, 2018;). Apesar das descobertas ao longo dos séculos, ainda há lacunas no entendimento da dislexia, especialmente no contexto da sala de aula, onde muitos professores enfrentam desafios ao lidar com alunos disléxicos. No entanto, a identificação precoce e o apoio adequado podem fazer toda a diferença na trajetória educacional dessas crianças. Por esta razão, esta pesquisa se justificou pela necessidade em identificar e compreender as práticas, métodos, concepções e estratégias que as (os) docentes têm se utilizado para alfabetizar as crianças com dislexia. Neste sentido, foi selecionada uma escola da região metropolitana do Recife, para participar da pesquisa. Foram entrevistadas ao todo três professoras, foram feitas seis visitas a escola, três observações na turma do 2º ano e três observações na turma do quarto ano. Neste sentido, através dos registros pudemos compreender como as docentes têm trabalhado em sala com estas crianças. Segundo Teberoski e Ferreiro, a alfabetização, é vista como um processo contínuo e não apenas como uma habilidade já estabelecida e apresenta desafios adicionais quando se trata de crianças com dislexia. É fundamental que os professores estejam cientes desses desafios e adaptem suas práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas desses alunos. Além disso, é importante reconhecer o papel crucial da escola em criar um ambiente inclusivo e respeitoso, onde todas as crianças, independentemente de suas dificuldades, tenham acesso à educação de qualidade. No entanto, nas escolas públicas, a identificação e o suporte para alunos com dislexia podem ser mais lentos, o que pode resultar em dificuldades persistentes de alfabetização e até mesmo insucesso escolar. Portanto, é essencial que sejam desenvolvidas estratégias eficazes de identificação, apoio e intervenção para crianças com dislexia, a fim de garantir que elas tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento que seus colegas.

Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externa ao Programa - 2293694 - SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA - nullPresidente - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 09:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02