PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEANDRA CRISTINE PIANCO DA SILVA

DISCENTE: LEANDRA CRISTINE PIANCO DA SILVA
DATA : 09/04/2024
LOCAL: Online

ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS NA ESCOLA CÍVICO MILITAR E SEU PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA: significantes em disputa.

Política Educacional, Programa Nacional da Escola Cívico Militar, Teoria do Discurso.

O objeto de estudo da pesquisa é o Programa Nacional das Escolas Cívico Militares- PECIM e seu projeto formativo instituído em 2020, que opera enquanto um campo de articulações políticas que busca a hegemonia na arena de disputas pelos sentidos da formação humana e qualidade educacional no Brasil. Entendemos que os discursos que reverberam através das políticas públicas se (re)configuram como o resultado de práticas articulatórias em decorrência da disputa dos significados/sentidos que se constituem pela hegemonia em torno de perspectivas educacionais antagônicas de formação humana, sendo essas articulações, produções precárias, parciais e contingentes. Nossa discussão parte da Teoria do Discurso considerando o entendimento de Ernesto Laclau e Chantall Mouffe (2015), cuja compreensão nos possibilita uma melhor análise teórica e metodológica a respeito do projeto formativo em disputa nas articulações discursivas da escola cívico militar. Com o apoio das lógicas explicativas de Jason Glynos e David Howarth (2007), procuramos entender os contextos possíveis dessas transformações e/ou a manutenção das condições que se estabelecem enquanto dimensões políticas, sociais e fantasmáticas, analisando também a partir das lentes de Sthepen J. Ball (2016) e seus colaboradores, como as micropolíticas de comportamento são tecidas na prática dessas escolas. O objetivo dessa pesquisa é compreender as lógicas que constituem articulações discursivas em torno do projeto formativo da escola cívico militar, especificamente: I) analisar as articulações discursivas neoliberais a partir das lógicas políticas na sustentação do PECIM; II) identificar as lógicas sociais nos discursos neoconservadores que se articulam no contexto da escola cívico militar; III) analisar o medo e a carreira como elementos constituidores de discursos por meio das lógicas fantasmáticas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso e pesquisa documental porque isso nos permitiu observar, de forma mais rigorosa in lócus, como as articulações estruturadas do programa da escola cívico militar aderem aos sujeitos tornando-os copartícipes do modelo implantado e que se expande por meio de práticas discursivas no campo educacional e político. Como resultados contingentes, observamos que a tentativa de fechamento é constante nas articulações discursivas de formação humana, no entanto, o ideário humanista militarista se equivale às lógicas políticas neoliberais pelos pontos nodais que articulam a qualidade do ensino e se aglutinam às 6 demandas neoconservadoras através da equivalência de sentidos em torno de uma gramática social de comportamentos e disciplina. O excluído nesse campo discursivo é o antagônico, pois sua existência ameaça a constituição de um modelo formativo de escola que se sustenta sob a naturalização de articulações baseadas na homogeneização do sujeito. Essas lógicas políticas e sociais são amparadas pelas lógicas fantasmáticas que aderem aos sujeitos e atuam na criação de inimigos ou ameaças imaginárias que precisam ser combatidas, complementando os laços que articulam a discursividade de formação humana nesse modelo de escola.

Interna - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Interno - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HUGO HELENO CAMILO COSTA
Presidente - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA