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Banca de DEFESA: GILBERTO DE ARAUJO MOREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTO DE ARAUJO MOREIRA
DATA : 07/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

SOB A LUZ DE LAMPIÕES: currículos e processos de subjetivação no sertão de Pernambuco.


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Processo de subjetivação. Cangaço. Sertão. Lógicas sociais. Currículo. Juventude. Orgulho de ser. 


PÁGINAS: 232
RESUMO:

Esta tese se prontificou a investigar as dinâmicas das relações entre políticas, discursos e práticas nos processos de subjetivação de alunas/os do ensino médio no município de Serra Talhada - PE, berço do cangaceiro Lampião. Durante abril de 2019 e março de 2020, visitamos cinco escolas, entrevistamos gestores, professores e alunos, além de acompanhar ações da Fundação Cultural Cabras de Lampião/Museu do Cangaço. Estivemos também em Piranhas, Alagoas, local que exalta a morte do cangaceiro. Nossas investigações se basearam em preceitos de autores pós-estruturalistas, como Laclau e Mouffe, que desconstroem a centralidade do sujeito e o coloca na posição de enunciador de significados produzidos pelas instituições e os diversos contextos que o circundam. No primeiro capítulo, apresentamos o desmembramento dessa teoria sobre as lógicas sociais de Glynos e Howarth, que se aprofundam na interpretação de elementos constituidores da cultura do Cangaço e das representações do Sertão que nos atravessam discursivamente. Apresentamos, também, as acepções do significante currículo, em uma análise discursiva, e evidenciamos suas políticas como parte integrante dos processos de subjetivação. Encontramos nos estudos de Alice Lopes, Elizabeth Macedo, Anna Luíza Oliveira, Gustavo Oliveira, Joanildo Burity, Daniel Mendonça e Thiago Ranniery as bases de análise vinculadas a temas como gênero, sexualidade, pertencimento racial e regional e religiosidade. O segundo capítulo faz um apanhado descritivo de nossa metodologia de trabalho, expondo a trajetória de campo, interpretação de currículos governamentais e o contato com o público entrevistado, através de uma enquete com cerca de 500 alunas/os e de oficinas pedagógicas com cerca de 100 estudantes. Evidenciamos o lócus de nossa pesquisa e a influência da Fundação Cultural Cabras de Lampião sobre seu imaginário e na própria forma de fazer educação no município. Realizamos um exame dos Parâmetros Curriculares do Estado / Currículo de Pernambuco e buscamos o complemento dessas referências na Base Nacional Comum Curricular e nos livros didáticos. A intenção foi evidenciar a produção de currículos na própria escola, através de ações conjuntas de gestoras/es, docentes, estudantes e da comunidade que a circunda e a atravessa discursivamente. No terceiro capítulo, apresentamos a disputa de sentidos em torno do termo juventude(s)/juventude rural. Para esse estudo, contamos com um debate pós- estruturalista da tese de Josefina Bolis e da dissertação de Priscila Ribeiro. Trazemos as opiniões colocadas nas oficinas didáticas, para ilustrar como disputas por sentido criam ou reforçam categorias universais, capazes de promover fixações precárias, que extrapolam as intenções de simplesmente nomear. Finalmente, tentamos levantar questões a respeito do orgulho de ser, que, de uma forma ou outra, nunca (e sempre) nos escapa. Nas tentativas de ocupar ou inaugurar os espaços, das tantas relações em que nos incluímos, buscamos a autoafirmação daqueles com quem nos identificamos. Nessa possibilidade de positivação, o orgulho de ser pode fazer frente ao que nos constitui e ao que nos diferencia; ao que desde já (e sempre) nos escapa. Nas tentativas de ocupar ou inaugurar os espaços, das tantas relações em que nos incluímos, buscamos a autoafirmação daqueles com quem nos identificamos. Nessa possibilidade de positivação, o orgulho de ser pode fazer frente ao que nos constitui e ao que nos diferencia; ao que desde já (e sempre) estamos sendo. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ALICE RIBEIRO CASIMIRO LOPES
Presidente - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HUGO HELENO CAMILO COSTA
Interna - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Interno - 1736318 - RUI GOMES DE MATTOS DE MESQUITA
Notícia cadastrada em: 14/03/2024 10:35
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