PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GINA DA SILVA GUIMARAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GINA DA SILVA GUIMARAES
DATA : 15/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

HISTÓRIAS DE VIDA, OS SABERES E A RESSIGNIFICAÇÃO DA AUTOIMAGEM DE INDIVÍDUOS-BRICANTES DE AFOXÉS DE OLINDA E RECIFE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Afoxés. História de Vida. Figuração. Autoimagem. Processo de Individualização.


PÁGINAS: 329
RESUMO:

Este estudo tem origem no Núcleo de identidades e Memórias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo identificar e analisar como o processo de mudanças na expressão da cultura negra em Olinda e Recife, nos fins do Século XX, contribuiu para a produção social de saberes e formação de novas mentalidades de brincantes de afoxés. Para tanto pergunto: como os Afoxés de Recife e Olinda produziram e articularam saberes nos fins do Século XX? Que aspectos figuracionais foram desenhados diante de um processo civilizador historicamente construído de desvalorização destes conhecimentos, da desqualificação deste patrimônio cultural e social do saber? Acredito que um estudo desta natureza contribui para a produção e trocas de conhecimentos, acesso a registros culturais diferenciados, para a formação de valores, atitudes, posturas que eduquem cidadãos com orgulho de seu pertencimento étnico-racial, contrários às relações étnico-raciais baseadas em preconceitos, desvalorização, depreciação, desqualificação de saberes. O marco teórico do estudo tem a sociologia figuracional de Nobert Elias como base, atrelada à compreensão da memória como elemento que guarda o passado nesta relação indivíduo-sociedade e suas histórias de vida em busca da compreensão do hábitus, dos saberes e práticas de elementos da cultura e religiosidade afro-brasileira como dinâmicas de construção e ressignificação da autoimagem vivenciadas pelos indivíduos-brincantes de afoxés, participantes do estudo. A metodologia fundamenta-se na perspectiva qualitativa no caminho da pesquisa histórica, e história de temática de vida. Utilizei fontes documentais, impressas e orais como procedimentos de pesquisa. Os achados, nas falas dos entrevistados junto a registros de mídia impressa da época, apontam para a vivência de diversas figurações, suas dinâmicas, a construção de novos saberes, expressando um processo de ressignificação da autoimagem dos indivíduos-brincantes fatos estes que reverberaram no processo de individualização dos mesmos em sua sociedade, ora caminhando para uma função social no campo artístico, ora no campo educativo, da saúde e políticas públicas de cultura. O acesso a estes saberes da cultura afro-brasileira findou por delinear a manutenção de um hábitus religioso ancestral, articulado a uma perspectiva de longa data quando da rememoração de seus mitos e ritos, como também a criação de novas mentalidades, saberes e espaços sociais, em um dinâmico equilíbrio da tradição com a renovação estética, cultural e política destes e junto com estes indivíduos-brincantes de afoxés.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1035189 - EDILSON FERNANDES DE SOUZA
Interna - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1777376 - HENRIQUE GERSON KOHL - UFPEExterna à Instituição - AMÉLIA VITÓRIA DE SOUZA CONRADO - UFBA
Externo à Instituição - MARCOS AURELIO DORNELAS DA SILVA
Externo à Instituição - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA - PUC-CHILE
Externo à Instituição - SEVERINO DO RAMO CORREIA
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 11:11
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