PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROSA CRISTINA TÔRRES

DISCENTE: ROSA CRISTINA TÔRRES
DATA : 11/04/2024
LOCAL: Online

COLABORAÇÃO ENTRE ESTADO E MUNICÍPIO E EDUCAÇÃO DO CAMPO EM PERNAMBUCO: UM ESTUDO DAS AÇÕES ARTICULADAS NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA.

Educação do Campo; Educação Municipal e Educação do Campo; Plano Municipal de Educação e Educação do Campo em Vertentes-PE.

Esta dissertação se insere na Linha de Pesquisa, Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tem como objeto a educação do campo em Pernambuco. Teve como objetivo geral apreender o contexto das políticas públicas em educação do campo no estado de Pernambuco, considerando as metas dos planos decenais de educação: Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024, Plano Estadual de Educação de Pernambuco - PEE/PE  2015-2025) e Plano Municipal de Educação do Município de Vicência -  PME na perspectiva da universalização do direito a educação. Como objetivos específicos, buscou-se compreender o contexto das políticas públicas em educação do campo, considerando aspectos conceituais, históricos e normativos; analisar o fenômeno do fechamento das escolas do campo em Pernambuco, a partir do diagnóstico realizado pela UNDIME/PE no ano de 2019 e; identificar as iniciativas da gestão municipal, diante do fechamento de escolas do campo, no município de Vicência/PE. Fundamentada na literatura da área, a pesquisa, de caráter qualitativo, contemplou a análise bibliográfica, levantamento e análise da legislação sobre Educação do Campo  e análise da situação de fechamento de escolas municipais mediante obtenção de dados de questionário. Os achados da pesquisa apontam para um conjunto de óbices enfrentados para oferta da educação do campo no município estudado, sobretudo, dificuldades quanto à localização geográfica,aos meios de transportes e estradas, a baixa densidade populacional. Esses fatores contribuíram para o fechamento de escolas. Constatou-se, por fim, a necessidade de políticas voltadas para o campo e o fortalecimento de um Regime de Colaboração entre os entes federados.

Presidente - 2130275 - MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Interna - 2299442 - LUCIANA ROSA MARQUES
Externo à Instituição - WILSON HONORATO ARAGAO - PUC-CHILE
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 09:36