PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDA RAMOS DE SOUZA

DISCENTE: FERNANDA RAMOS DE SOUZA
DATA : 24/04/2024
LOCAL: SALA D14

ADEQUAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: UM FACILITADOR PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

deficiência intelectual. Adequação. Currículo emancipatório. Inclusão. Aprendizagem.

A presente pesquisa se insere no campo de Educação e Linguagem na perspectiva inclusiva e teve como abordagem a adequação do Livro didático como um facilitador da aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Seu objetivo sucedeu em analisar como as intervenções curriculares nas adequações do livro de Língua Portuguesa pôde favorecer a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual do 5º ano da rede pública de ensino. A intervenção metodológica adotada é de caráter qualitativo, referenciada em André (2013), Guerra (2014) e Bardin (1997), pois concentra a pesquisa, os instrumentos e as técnicas para o tratamento dos dados coletados. Portanto, os procedimentos foram estruturados em quatro fases, sendo eles: Observação, análise documental, entrevista semiestruturada e intervenção. As intervenções ocorreram em seis dias de observações e dezoito dias de intervenções, totalizando 24 dias. Os participantes da pesquisa foram o estudante com deficiência intelectual a quem atribuímos o nome fictício de Mateus e sua respectiva professora a quem atribuímos o nome fictício de Maria. A pesquisa ocorreu na Escola da Rede Pública de Ensino, localizada na Região Metropolitana do Recife - Pernambuco, a mesma atende o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e garante a efetivação  dos estudantes com deficiência (IBGE, 2021).O apoio teórico central da pesquisa teve como base: Vygotsky (2011), Freire (2010), Kassar (2019), Sassaki (2014), Almeida (2018), Carvalho (2009) e Zabala (1998), que abrangem desde as características que apresenta a deficiência intelectual, a como devemos pensar nas práticas de ensino para a inclusão do estudante. Os resultados dessas discussões e intervenções, nos fizeram compreender que espaços educacionais assegurados pela prática inclusiva, emancipatória e adequada às necessidades do estudante com deficiência intelectual podem assegurar o processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Interna - 6041663 - MARIA ELIETE SANTIAGO
Externa ao Programa - 2293694 - SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 15:20