PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EDINEIDE SOUZA SA LEITAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDINEIDE SOUZA SA LEITAO
DATA : 11/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:


FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) PARA OS CURSOS DE PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA FREIREANA


PALAVRAS-CHAVES:

formação inicial de professores(as) de Pedagogia; princípios pedagógicos de Paulo Freire; prática pedagógica; prática pedagógica docente.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A pesquisa tem como objeto de estudo a formação inicial de professores(as) nos cursos de Pedagogia e suas contribuições para as práticas pedagógicas docentes referenciadas pelo pensamento de Paulo Freire. O objetivo foi compreender como se configuram os princípios da pedagogia de Paulo Freire na formação inicial de professores(as) nos cursos de Pedagogia e suas contribuições para as práticas pedagógicas docentes de duas Instituições de Ensino Superior do Recife. Tomamos, como eixos teóricos da pesquisa, a pedagogia freireana e seus apontamentos para formar professores(as) imbuídos de compromisso humano, ético, político e emancipatório. A concepção de prática pedagógica e sua dimensão institucional, relacional e coletiva alinha-se com a abordagem de Souza (2009). Sobre a formação inicial de professores(as) têm-se como referência, Bzerzinski (1996, 2002, 2015); Sheibe e Aguiar (1999); Aguiar at al. (2006); Sheibe e Durli (2011), Brandt e Holbold (2019, 2023). A estruturação e o tratamento das informações foram fundamentados na Análise de Conteúdo de Bardin (2008). A produção e a coleta dos dados foram realizadas por meio da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa exploratória possibilitou identificar as instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no município do Recife que apresentam aproximações, em suas propostas de formação inicial docente nos cursos de Pedagogia, com os princípios da concepção de Paulo Freire, bem como delimitar os campos de investigação. A análise dos dados apontou temáticas nos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos, nos programas das disciplinas e na narrativa dos(as) professoras(as) entrevistadas que se aproximam de categorias freireanas. Destaca-se a concepção de sujeito como ser crítico, singular e afetivo; de diálogo na vivência do debate coletivo e participação; de teoria e prática articulando a formação ao exercício profissional. A prática de ensino é tomada de forma contínua e interdisciplinar. A prática pedagógica vincula-se à pesquisa, é social e institucional. O diálogo configura-se na escuta e abertura ao outro. A proposta de formação transformadora materializou-se no incentivo à autoformação, à curiosidade e à alegria, em atitudes desafiadoras e esperançosas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1130857 - JOSE BATISTA NETO - nullInterna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Presidente - 6041663 - MARIA ELIETE SANTIAGO
Interna - 2560141 - MARIA SANDRA MONTENEGRO SILVA
Externa ao Programa - 1581164 - MARILIA GABRIELA DE MENEZES GUEDES - null
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 14:01
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