PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS
DATA : 18/03/2024
LOCAL: CE - REMOTA - 14h
TÍTULO:

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS: A TRAJETÓRIA DE PIONEIRAS NORDESTINAS NOS CURSOS SUPERIORES (1879-1899)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação das mulheres. Ensino Superior. História da Educação. Pioneiras.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Nas décadas finais do Brasil Império, as mulheres adquirem o direito de frequentar os cursos
superiores, e com isso a possibilidade de adentrar em espaços sociais ocupados
majoritariamente pelo público masculino, a exemplo dos cursos de Direito e Medicina,
instituições formadoras das elites provinciais. Fruto de uma demanda social da época que
influenciou o Decreto 7.247 de 1879 do então Ministro do Império Leôncio de Carvalho, as
mulheres pioneiras rompiam com uma parte dos limites de sua atuação no espaço público. Do
grupo de mulheres ingressas nos cursos superiores nas duas últimas décadas do Brasil
Império, a maioria eram provenientes das Províncias hoje correspondentes à região nordeste.
Esta pesquisa se propõe a investigar as trajetórias formativas dessas pioneiras nordestinas,
sendo norteada pela seguinte problemática: quais foram as táticas efetuadas por essas
mulheres para adentrar e permanecer no ensino superior? Além dessa pergunta pretende-se
compreender outras questões específicas, a saber: Qual o papel das redes de sociabilidades no
processo formativo dessas mulheres? Quem foram as primeiras médicas, advogadas e
engenheiras do que hoje denominamos nordeste? Como ocorreu o processo formativo dessas
mulheres no período anterior ao ingresso? Como foi percebida a admissão de mulheres nos
espaços acadêmicos pela sociedade oitocentista? Quais caminhos trilharam após formadas?
Com estes objetivos a pesquisa estabelece um diálogo entre os campos da História das
Mulheres e da Histórica da Educação, haja vista o intuito de contribuir para uma ampliação
das experiências vividas pelas mulheres no Oitocentos e os efeitos do alargamento da
escolarização na sua inserção social. Situado no campo da historiografia educacional
brasileira, esta pesquisa tem como objeto de investigação as trajetórias individuais e coletivas
cuja análise dessas biografias coletivas foi utilizado o método Prosopográfico (Stone, 2011;
Heiz, 2006; Charle, 2006). Partimos do pressuposto de que a inserção dessas mulheres ao
ensino superior contribuiu para o processo de redefinição dos lugares sociais ocupados pelo
público feminino nas décadas finais do século XIX, bem como, conferiu novos sentidos e
possibilidades do ser mulher naquele contexto, em especial, na ampliação de suas atuações no
campo profissional que reverberou nas gerações seguintes.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SÔNIA MARIA DA SILVA ARAÚJO
Externa à Instituição - LIBÂNIA NACIF XAVIER
Externa à Instituição - FABIANA SENA
Externa à Instituição - MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS
Externa à Instituição - MARTA MARIA DE ARAÚJO
Presidente - 3101060 - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 10:27
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