PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS
DATA : 17/04/2024
LOCAL: CE - REMOTA - 09h
TÍTULO:

(NÃO) SONHAR O TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: o sofrimento psíquico e as políticas públicas na formação continuada em Recife, Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Cenas Oníricas; Pedagogia; Sofrimento Psíquico; Subjetividades Coletivas; Trabalho Docente.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

A Secretaria Municipal de Educação do Recife criou uma gama de estratégias para
impulsionar os resultados educacionais, fomentando a expansão da carga horária de formação
continuada de professoras/es, e incentivando o planejamento das aulas a partir do caráter de
inovação, criatividade, e flexibilidade docente. Esse conjunto de medidas da SME configurou
a pedagogia escolar de uma rede pública de ensino que tem como referência metas
educacionais, traduzindo a contemporaneidade produtiva do trabalho docente na educação
básica. A implantação de iniciativas como essa tem por finalidade o acompanhamento dos
índices de aprendizagem no município, buscando melhorar o posicionamento no ranking de
resultados das avaliações externas a nível nacional. Sendo assim, o nosso questionamento foi:
de que forma o funcionamento e o gerenciamento da educação escolar pública, por meio de
políticas públicas de formação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, interpela a
saúde mental e emocional de professoras? Para responder a esse problema, nosso objetivo foi
identificar de que modo as políticas públicas de formação continuada da Rede Municipal de
Ensino do Recife, voltadas para as etapas finais dos anos iniciais do ensino fundamental,
interpelam o sofrimento psíquico docente. Para isso, desenvolvemos uma revisão
bibliográfica de pesquisas publicadas nos cursos de Mestrado em Educação e de Doutorado
em Educação, dos programas de Pós-Graduação em Educação de universidades brasileiras.
Tais pesquisas abordaram a relação entre o sofrimento psíquico e as políticas de formação
continuada para os anos iniciais do ensino fundamental, tendo como foco professoras/es
formadas/os em Pedagogia. Apresentamos uma análise discursiva e pós-estrutural nesses
trabalhos para investigar: qual é a formação discursiva que estrutura o trabalho docente nas
etapas finais dos anos iniciais do ensino fundamental; de que forma as/os professoras/es dos
anos iniciais da educação básica percebem o impacto das estratégias gerenciais em sua saúde
mental e emocional; e como o sofrimento psíquico docente nos anos iniciais da educação
básica é produzido por cenas oníricas que estruturam a prática democrática da educação
escolar pública. Diante dos dados coletados, foi possível identificar que as pesquisas
desenvolvidas no período de 1988 a 2021 pontuam sintomas de sofrimento psíquico docente
por meio de impotência, desgaste, frustração e sobrecarga emocional (citar outras).
Consideramos que não é possível fazer uma associação direta desses sentimentos com as
políticas públicas implementadas no âmbito da formação docente continuada, mas que a partir
dos sentidos dos sentimentos apresentados em pesquisas anteriores, é possível estabelecer
relação com cenas oníricas que estruturam o trabalho docente dos anos iniciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HERLON ALVES BEZERRA
Interno - ***.711.474-** - ROBSON GUEDES DA SILVA - UFPE
Externa à Instituição - VERONICA BORGES DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 10:38
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