PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANINI PAULA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANINI PAULA DA SILVA
DATA : 19/03/2024
LOCAL: CE - REMOTA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUAS MARCAS NA POLÍTICA EDUCACIONAL: analisando o discurso legal de Municípios da Mesorregião Metropolitana do Recife.


PALAVRAS-CHAVES:

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PÁGINAS: 64
RESUMO:

A presente tese está inserida na linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e
Gestão da Educação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação –
PPGEdu, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e evidencia como objeto de
estudo, reflexão e análise a Educação do Campo e a Política de Formação Docente de
seus educadores. De forma mais direcionada, esta pesquisa se propõe a investigar a
“Educação do Campo e suas marcas na política educacional: analisando o discurso legal
de municípios da mesorregião metropolitana do Recife”, no estado de Pernambuco. O
trabalho intenciona analisar a Educação do Campo a partir das articulações discursivas
que envolvem sua constituição enquanto movimento histórico, fazendo uso de
instrumentos como os documentos legais que normatizam essa modalidade de ensino.
Este estudo tem como objetivo analisar os documentos legais dos municípios da
mesorregião metropolitana do Recife, que possuem sistemas de ensino, identificando as
marcas que caracterizam os discursos políticos em torno do significante Educação do
Campo nos territórios campesinos. Para tanto, tomamos como necessário: a)Investigar
por meio dos Planos Municipais de Educação -PME’s, as ações desdobradas em metas e
estratégias, direcionadas ao significante Educação do Campo e à formação docente; b)
Analisar os sentidos nos documentos normativos dos municípios da mesorregião
metropolitana do Recife, atribuídos à política de formação docente, e suas articulações
ao significante Educação do Campo na constituição de um discurso hegemônico; c)
Mapear os profissionais (professores e tutores cursistas) que participaram do Programa
Escola da Terra/PE e sua permanência em escolas do campo; d) Identificar a existência
e organização do trabalho de equipes pedagógicas – com formação específica para
Educação do Campo – que atuem no acompanhamento sistemático das Unidades de
Ensino localizadas em comunidades campesinas. Partindo da perspectiva
epistemológica que o pensamento do movimento Pós-estruturalista nos propõe,
lançamos nosso olhar ao objeto de pesquisa, considerando as categorias analíticas que a
Teoria do Discurso na concepção de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe nos fornece.
Faremos uso do discurso, enquanto categoria analítica central da Teoria do Discurso,
por compreendermos as políticas como constituídas de discurso desde seu contexto

inicial, onde diferentes forças influenciam sua formulação por meio da articulação de
várias formações discursivas. Sustentamos nesta pesquisa, que a Educação do Campo
compreendida a partir do pensamento Pós-estruturalista e analisada a partir da
perspectiva da Teoria do Discurso no pensamento de Laclau e Mouffe, insere-se na
categoria de significante vazio. Essa compreensão também nos permite entender a
formação docente, enquanto política pública, como uma demanda que se desenvolve por
meio de práticas articulatórias e formações discursivas, articulando a diversidade dos
povos do campo ao campo da discursividade e constituindo sentidos ao processo
formativo para além do que é pedagógico e do que é experienciado nas escolas e salas
de aula, considerando também, os processos políticos que envolvem os fenômenos
sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA CUNHA
Interno - 2517180 - EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
Interno - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Presidente - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Externa ao Programa - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA - null
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 12:47
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