PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EMANUELLE SANTANA DA SILVA

DISCENTE: EMANUELLE SANTANA DA SILVA
DATA : 04/03/2024
LOCAL: SALA D14

A POLÍTICA EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO: uma análise da produção do conhecimento desenvolvido entre 2012-2022 nos programas de pós-graduação em educação de PE.

Política Educacional. Produção do Conhecimento. Estudo de Revisão. Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação. Pernambuco.

A presente pesquisa se insere no campo de investigação em Políticas Públicas Educacionais e abordou especificamente a produção do conhecimento sobre a Política Educacional de Pernambuco, pautada no Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação, que está presente na rede estadual desde 2007. O estudo teve como objetivo analisar a produção do conhecimento sobre a política educacional de Pernambuco, desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação do estado de PE, no recorte temporal de 2012-2022. Trouxe para o debate os avanços e a consolidação da pós-graduação no Brasil, as nuances da Reforma do Estado e da Modernização da Gestão com o seu desenrolar na gestão da educação estadual e no processo de produção das pesquisas na pós-graduação em educação. O caminho metodológico adotado foi o estudo de revisão, denominado “estado da arte”, baseado em Ferreira (2002), Romanowski e Ens (2006), Vosgerau e Romanowski (2014), Jacomini; Penna e Bello (2019). Foram identificadas três universidades públicas alinhadas aos critérios pré-selecionados: UFPE, UPE e UFRPE, pertencentes a elas, cinco programas de pós-graduação que serviram de base para o levantamento dos dados. O estado da arte revelou o quantitativo de 85 pesquisas devidamente alinhadas aos critérios deste estudo. Os dados mostram que os pesquisadores analisam a Política Educacional de Pernambuco sob diferentes enfoques e as pesquisas apresentam contribuição para o aprofundamento teórico das temáticas, desde os documentos regulatórios da política até a investigação da sua condução no cotidiano escolar. As principais temáticas identificadas nas pesquisas foram: Escola de Tempo Integral, Gestão Escolar, Currículo e Programa de Modernização da Gestão – Metas para Educação, esse pode ser um reflexo da adesão e repercussão da política na gestão educacional. Do ponto de vista metodológico os pesquisadores adotam, em sua maioria a abordagem qualitativa ou quanti-qualitativa, autores atrelam esse fator a possibilidade de aproximação do pesquisador com o campo de investigação. Os resultados apontam que a política segue os preceitos da gestão gerencial, com a incorporação de parcerias com setores privados e com a elaboração de um sistema próprio de avaliação e monitoramento de rendimento educacional. Além disso, as pesquisas apontam para o fortalecimento da accountability educacional na política pernambucana, que envolve dispositivos de avaliação, prestação de contas e responsabilização.

Interna - 2227713 - ALICE MIRIAM HAPP BOTLER
Presidente - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Externo à Instituição - ANDREIA FERREIRA DA SILVA - UFCG
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 16:44