PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALEX LINS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX LINS FERREIRA
DATA : 08/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

PARA ALÉM DAS PEDAGOGIAS DA CONS-CIÊNCIA: ELEMENTOS PARA UM PENSAMENTO PEDAGÓGICO CRÍTICO EM LOUIS ALTHUSSER.


PALAVRAS-CHAVES:

Louis Althusser; Pedagogias da Consciência; Aparelhos Ideológicos de Estado; Ideologias; Educação-Formação dos Sujeitos.


PÁGINAS: 212
RESUMO:

Este trabalho tem como principal objetivo mostrar que existem, na tradição do pensamento do filósofo francês Louis Althusser, elementos para um pensamento pedagógico crítico, cuja principal contribuição está em torno da ressignificação que o pensador faz sobre o que ele denomina de Aparelhos ideológicos de Estado e sobre as ideologias. Para atingirmos o objetivo proposto, dividimos o presente trabalho em quatro capítulos. No primeiro, mostramos uma breve biografia de Louis Althusser, os porquês da escolha da pesquisa, os objetivos do presente trabalho, bem como a metodologia e a justificativa. O segundo, trata das duas principais teorias que influenciaram o pensamento althusseriano: o marxismo e a psicanálise. Do marxismo, Althusser se apropriou e incorporou várias das suas categorias, entre elas: Estado, Ideologia, Sujeito, Luta de Classes, Aparelho de Estado, Materialismo histórico-Dialético, Modo de Produção, Estrutura e Infraestrutura, Revolução, Emancipação da Classe Trabalhadora. Da psicanálise, foi, entre outras teorias, influenciado pela concepção de Sujeito Descentralizado, não fixo, bem como a ideia de que a ideologia é eterna como o Inconsciente freudiano a partir de uma leitura lacaniana. O terceiro capítulo, aborda sobre a recepção do pensamento althusseriano pelos principais pensadores das pedagogias da consciência no Brasil, destacando-se entre eles, Paulo Freire e Dermeval Saviani, sendo estes, herdeiros de uma concepção de sujeito moderno. E, por fim, o quarto capítulo, que consolida as contribuições de Louis Althusser para um pensamento pedagógico crítico. Para este filósofo, os Aparelhos ideológicos de Estado são conhecidos e reconhecidos não apenas como espaços da reprodução da ideologia dominante, mas também lugares e meios de resistência, luta de classes, disputa de poder e educação-formação da classe trabalhadora. Enquanto as ideologias, na compreensão do autor, se apresentam como elementos fundamentais na e para a formação dos sujeitos, pois, todos os Aparelhos ideológicos de Estado são atravessados por ideologias.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCOS CASSIN - USP
Interno - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS
Presidente - 2243044 - ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
Interno - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3100536 - RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO - null
Notícia cadastrada em: 02/02/2024 11:02
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