PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RUBIA CAVALCANTE VICENTE MAGNATA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUBIA CAVALCANTE VICENTE MAGNATA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: SALA D14

Instâncias colegiadas na escola: um estudo sobre participação e representação estudantil.

Política educacional. Participação estudantil. Instâncias colegiadas. Escolas de tempo integral. Protagonismo juvenil.

Tendo por objetivo analisar a participação estudantil nas instâncias colegiadas da escola, esse estudo toma como foco de análise a política de tempo integral para as escolas estaduais de Pernambuco. Teve como pressuposto a ideia de que as Escolas de Referência em Ensino Médio de tempo integral em PE, por terem a configuração de tempo ampliado, apresentam maiores possibilidades de favorecer a formação integral do estudante, incluindo o estímulo a uma participação qualificada nas instâncias colegiadas da escola. Participação estudantil é entendida aqui como exercício de aprendizagem da cidadania. Fundamentada na metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa foi realizada em duas Escolas de Referência em Ensino Médio de tempo integral da Região Metropolitana do Recife-PE. Foram realizados grupo focal com os estudantes, entrevista semi-estruturada com a vice-gestão, questionário on-line (Google Forms) com colaboradores da Associação Ágora e com técnico educacional da GRE Recife Norte. A análise dos dados se fundamentou na Análise de Conteúdo de Bardin (2009), de modo que as mensagens emitidas pelos pesquisados se constituíram no foco para buscar compreender como a participação estudantil vem sendo vivenciada na escola. Os resultados revelaram que o conselho escolar, o conselho de classe e o grêmio estudantil não apresentam configurações de um espaço democrático, de construção e de fortalecimento de relações mais dialógicas e horizontais, de modo que, a participação estudantil não se revela como prática efetiva nessas instâncias colegiadas. Também observou-se que a Política de Educação Integral em Pernambuco tem optado pelo trabalho focado no protagonismo juvenil em detrimento da participação democrática. Embora a concepção interdimensional que fundamenta essa política e o forte estímulo à formação do estudante protagonista que acontece por meio das ações escolares e dos materiais produzidos, aponte o estudante como “ator principal” no seu processo de desenvolvimento, na prática ao colocá-los como meros executores de ações e projetos sem que haja uma participação no debate e na tomada de decisão sobre estes, o direciona a uma formação mais adequada aos interesses do mercado de trabalho. O interesse neoliberal que subjaz a Política de Educação Integral em PE busca forjar a ideia de cidadania e formação integral utilizando estratégias como a ampliação do tempo e projetos de ação juvenil, como forma de camuflar um modelo gerencial de educação, que se apoia numa filosofia (concepção interdimensional de educação) que dispara sobre o jovem uma série de competências a serem desenvolvidas (resiliência, empreendedorismo, autonomia, iniciativa, pro-atividade, responsabilidade, cooperação, protagonismo, etc.), de modo que o sucesso ou o fracasso na vida pessoal, na sociedade e/ou no mundo do trabalho serão decorrentes do seu esforço ou mérito individual, elementos próprios de uma sociedade neoliberal. Daí que compreende-se que a participação nos moldes do protagonismo que se insere no cotidiano das Escolas de Referência em Ensino Médio de tempo integral não favorece a formação do cidadão,  do sujeito crítico que compreende as relações desiguais de poder e atua no e para o coletivo em busca de mudanças sociais em prol de uma sociedade mais igualitária e justa.

Externa à Instituição - ANA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES
Presidente - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Externa à Instituição - EDILENE ROCHA GUIMARAES - IFPE
Interna - 2131519 - JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO