PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAQUEL DA SILVA FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL DA SILVA FREITAS
DATA : 05/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

DISCURSOS CURRICULARES E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NEGRA E INDÍGENA EM IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: HORIZONTES SIMBÓLICOS DA (DE)COLONIALIDADE.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação das relações étnico-raciais; Imagens; Livros didáticos; Discurso; Decolonialidade.


PÁGINAS: 247
RESUMO:

Esta pesquisa partiu do interesse intelectual e político de compreender as discussões e relações socais atuais que implicam a re/construção da categoria “raça” ao longo do tempo, localizadas em especial na construção imagética. Justificamos esse lócus baseados no conhecimento de que, o processo de categorização racial iniciado na colonização se mantém na contemporaneidade. Nesse sentido, sabendo que o campo educativo se constitui como espaço de natureza e função política e, portanto, não está isolado da cultura organizacional social e das demais instituições, entendemos que à herança colonial ainda se encontra presente nos currículos escolares. Nesse sentido, partimos da seguinte questão problema: como são construídas nas imagens as memórias negras e indígenas nos livros didáticos de história do ensino fundamental? A partir disso, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender como são construídas nas imagens as memórias negras e indígenas nos livros didáticos de história do ensino fundamental, aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2020. Os objetivos específicos: a) identificar e descrever as imagens dos/as negros/as e dos/as indígenas; b) analisar como as memórias sobre os povos negros e indígenas são construídas nas imagens, caracterizando a partir de quais discursos essas imagens são construídas e partilhadas; c) analisar até que ponto e como os discursos mobilizados nas imagens dos livros didáticos colaboram para a construção dos horizontes simbólicos da (de)colonialidade. Para alcançar os objetivos dessa pesquisa, nosso trabalho foi organizado com base nas abordagens da teoria do discurso, do pós-estruturalismo e dos estudos decoloniais que forneceram um quadro metodológico e conceitual para a análise dos temas abordados. Nesse processo, analisamos como as memórias sobre os povos negros e indígenas são construídas nas imagens, buscando apontamentos sobre como os discursos (de)coloniais eram identificados. Observamos uma tensão evidente entre as marcas de uma memória decolonial e colonial nas imagens, no entanto, é importante notar que o número de imagens que abordam questões decoloniais ainda é significativamente menor. Podemos apontar que, com base no conceito de memória, enquanto uma história particular ou coletiva que se tornou dominante em um determinado período ou contexto, as imagens em que memória que carrega símbolos da decolonialidade permitem a construção de lembranças e fortalecimento de identidades a partir de experiências articulatórias e políticas, individuais e coletivas de valorização da cultura e vida da população negra e indígena. Por outro lado, a memória colonial resulta em fechamentos e essencializações, ou seja, as imagens retratam os povos negros e indígenas como primitivos, inferiores ou selvagens hegemonizando o discurso moderno colonial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - IRIS VERENA SANTOS DE OLIVEIRA - UNEB
Externo à Instituição - PAULO DE TÁSSIO BORGES DA SILVA - UFF
Interno - 1736318 - RUI GOMES DE MATTOS DE MESQUITA
Notícia cadastrada em: 23/01/2024 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11