PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEILANE BEZERRA DA SILVA

DISCENTE: LEILANE BEZERRA DA SILVA
DATA : 30/01/2024
LOCAL: SALA D14

Os desafios do trabalho docente diante da reforma do ensino médio.

Reforma do Ensino Médio. Trabalho Docente. Currículo do Ensino Médio.

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as implicações da Reforma do Ensino Médio no trabalho docente em uma Escola Técnica Estadual. Para isso, adotamos os princípios da pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Constituíram-se sujeitos da nossa pesquisa: os professores da base nacional comum e os professores da base profissional técnica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos como técnicas para coletas de dados a pesquisa documental, o questionário e a entrevista do tipo semiestruturada. Após a realização das entrevistas, estas foram transcritas e processadas com base nos princípios da análise de conteúdo. Para nortear a análise dos resultados, foram estabelecidas três unidades de análises: Condições de trabalho docente; expectativa sobre as mudanças propostas pela Reforma do Ensino Médio; currículo do Ensino Médio. Dentre os resultados, percebemos que predomina a insatisfação com as condições disponíveis para a realização do trabalho, principalmente relacionado ao tempo para o planejamento das atividades. Sobre o currículo do Ensino Médio inferimos que tal proposta não está clara para os docentes e diverge do que a propaganda governamental indica, além disso não contribui com a preparação para a formação para o mercado de trabalho e muito pouco para a continuidade nos estudos. A reforma não indica que irá preparar os estudantes de forma adequada para o ensino superior devido a supressão de conteúdos essenciais do currículo. No tocante às expectativas sobre as mudanças propostas pela Reforma do Ensino Médio, os sujeitos demonstraram que ocorrerá a perda na qualidade do ensino ofertado, tanto pela carga horária reduzida das disciplinas da base comum, quanto pela falsa ideia de escolha dos itinerários formativos. Os resultados revelam também a necessidade de promover espaços coletivos e democráticos de discussão, em que todos se reconheçam como parte integrante do processo de formulação das políticas públicas para o ensino médio, pois, a ampliação da diversidade de ideias e perspectivas favorecem a construção de possibilidades mais inclusivas.

Externo à Instituição - JOSE NILDO ALVES CAU - IFPE
Externo à Instituição - LUCAS VICTOR SILVA - UFRPE
Presidente - 2133751 - RAMON DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 11:43