PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARNIE DE ALBUQUERQUE CORDEIRO BARBOSA SANTOS

DISCENTE: MARNIE DE ALBUQUERQUE CORDEIRO BARBOSA SANTOS
DATA : 02/02/2024
LOCAL: SALA D14

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFPE E OS DESAFIOS EM PERÍODO DE PANDEMIA PELA COVID-19.

Política Educacional, Assistência Estudantil, PNAES, Pandemia do COVID-19, UFPE.

O período de 2020 a 2022 foi marcado pela pandemia do COVID-19, que afetou de todas as formas a população mundial. No caso da educação, presenciamos uma reorganização das instituições para atender às demandas urgentes da comunidade acadêmica, principalmente dar continuidade ao processo pedagógico nos diversos segmentos escolares. No ensino superior também observou-se a utilização de estratégias para reduzir os agravos instaurados pela pandemia. No caso da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, foco dessa investigação, houve mobilização para garantir que a dinâmica acadêmica fosse retomada, inclusive com ajustes na Política de Assistência Estudantil – PAE. Essa política tem como base o Decreto 7.234/2010 que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, que vem com o intuito de intervir na realidade adversa dos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Essa pesquisa investigou como a UFPE estruturou, organizou e mobilizou as políticas de assistência estudantil para garantir a permanência dos alunos nas atividades universitárias durante a pandemia da Covid -19. Teve como objetivo compreender como UFPE estruturou e organizou a Política de Assistência Estudantil no sentido de minimizar a vulnerabilidade socioeconômica e garantir a participação dos alunos nas atividades de ensino durante a pandemia de COVID-19. Na pesquisa, de base qualitativa, analisou documentos e aplicou entrevistas a sujeitos envolvidos na gestão da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (PROAES). Os resultados revelaram que diversas ações foram desenvolvidas, dentre as quais estão a reorganização da oferta de alimentos aos estudantes, condução de estudantes às suas residências, redimensionamento das bolsas e auxílios da PAE, lançamento do Programa de Inclusão Digital, através da oferta de equipamentos eletrônicos, chip para acesso à internet e auxílio para custear compra de computadores e tablet. Porém a oferta dessas ações esbarra nos gargalos financeiros definidos pelos recursos do governo federal através do PNAES.

Presidente - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Interna - 2299442 - LUCIANA ROSA MARQUES
Externo à Instituição - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES - UFPB
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 10:24