PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GUEROLINY RUANY UCHOA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUEROLINY RUANY UCHOA DIAS
DATA : 20/02/2024
LOCAL: CE - REMOTA
TÍTULO:

GESTÃO ESCOLAR E MEMÓRIAS NA REDUÇÃO DOS CONFLITOS NA ESCOLA.


PALAVRAS-CHAVES:

Conflitos; Democracia; Gestão escolar; Justiça; Memórias.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

O presente trabalho tem como objeto de estudo a ação gestora frente a necessidade de redução
de conflitos na escola. Parte do interesse em compreender como são construídas estratégias
pelas gestoras para lidar com os conflitos, tomando como base suas experiências de vida. Para
tal, questionamos a quais estratégias os gestores recorrem para (re) construir as relações
afetadas na escola? Tomamos como fundamento teórico e metodológico um debate a
respeito dos seguintes eixos temáticos: a memória, como fonte de investigação sobre as
narrativas gestoras na realidade escolar e o conceito de rememoração em Walter Benjamin. O
segundo eixo trata-se da gestão democrática e a justiça como base para se (re)pensar a escola,
estruturado a partir da necessidade de lidar com as desigualdades sociais e educacionais,
problematizando os princípios de mérito, discriminação positiva e igualdade de oportunidades,
bem como a discussão e questionamentos dos princípios e concepções de justiça, O terceiro
eixo se refere a relação entre democracia e conflito, indicando como um fenômeno moral e
normativo, buscando entender os regramentos e princípios que levam a eclosão deles. A gestão
escolar apresenta-se enquanto aporte para a construção da pesquisa. Para coleta de dados,
realizaremos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e historiográfica, em que coletaremos as informações por meio de observação do cotidiano escolar e entrevistas semi-estruturadas aplicadas inicialmente a gestores e posteriormente, a sujeitos, através de estudo de caso. Utilizaremos como análise a montagem literária, materializada nas mônadas;

identificando como critérios de análise quais caminhos enveredaram ser/estar gestor; o que entendem por violências, conflitos e (in) justiça; como vem lidando com essas temáticas ao longo da vida e por que intervir em conflitos. Os dados coletados darão subsídio para as análises e resultados da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CYNTIA SIMIONI FRANÇA
Interno - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS
Presidente - 2227713 - ALICE MIRIAM HAPP BOTLER
Externa ao Programa - 2228667 - MARIA THEREZA DIDIER DE MORAES - null
Notícia cadastrada em: 17/01/2024 12:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06