PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PATRICIA IRENE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA IRENE DOS SANTOS
DATA : 06/02/2024
LOCAL: Online

A PROFISSÃO DOCENTE PARA PROFESSORES EM READAPTAÇÃO FUNCIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.

Professor. Representações Sociais. Readaptação. Adoecimento. Mal-estar.

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as representações sociais da profissão docente, construídas por professores em situações de mal-estar e adoecimento, indicando as influências dessas representações para a permanência ou abandono da docência. Adotamos como referencial a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores readaptados de função que atuam em escolas municipais e estaduais situadas em Recife. A investigação foi desenvolvida em três etapas, subdividas e articuladas entre si. Na primeira, realizamos um estudo bibliográfico para definir aproximações e distanciamentos entre o mal-estar e o adoecimento docente, seguida de um levantamento, com o qual, utilizando o questionário, traçamos o perfil de 31 professores readaptados e indicamos as patologias que mais os acometem. Na segunda etapa, realizamos uma análise documental da legislação que regulamenta os serviços de atendimento à saúde docente nos sistemas municipal do Recife e estadual, bem como fizemos entrevistas semiestruturadas com gestores desses serviços para caracterizar o atendimento prestado aos servidores. Na terceira etapa, também, utilizando a entrevista semiestruturada, traçamos o percurso do adoecimento à readaptação vivenciado por 17 profissionais junto aos serviços; indicamos os simbolismos que envolvem a condição de readaptado; revelamos as representações sociais desses profissionais acerca da profissão e suas influências para permanência ou abandono da profissão. Organizamos e discutimos os dados com o auxílio do software Atlas.ti:22 e da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o mal-estar e adoecimento entre docentes das redes municipal e estadual são uma realidade e levam a condição de readaptação. São profissionais em sua maioria mulheres; com idade entre 37 a 61 anos; formação predominante em pós-graduação (especialização); com cerca de 20 anos de profissão. As patologias que mais afastam os docentes da sala de aula são de ordem emocional (depressão, ansiedade, síndrome do pânico etc.) e os fatores mais relevantes que provocam o adoecimento são: relações interpessoais conflituosas com a gestão escolar; falta de reconhecimento (social e financeiro) e desvalorização. Constatamos que as iniciativas para com a saúde do professor ganharam espaço na legislação e políticas estadual e municipal a partir dos anos 2000. Atualmente existem serviços de atendimento nos sistemas (Municipal/SAS e Estadual/NAS) e eles oferecem suporte nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia, as quais são bem avaliadas pelos professores. No entanto, ficou evidenciado que a sobrecarga de trabalho tem inviabilizado a continuidade dos tratamentos. Sobre a homologação da readaptação definitiva ou temporária, fica a cargo da Junta ou Perícia Médica garanti-la, percurso nem sempre tranquilo de ser enfrentado pelos docentes. Conforme os entrevistados, a condição de readaptado gera sentimentos de exclusão, resistência e superação. Sobre as representações sociais da profissão, conferimos que elas estão centradas em contribuir para o crescimento dos alunos e transformação da sociedade, tais representações são semelhantes às de professores em exercício ou de licenciandos. A pesquisa sugere que a qualidade do trabalho docente exige investimentos em aperfeiçoamento, condições laborais, reconhecimento e valorização. Sinaliza, ainda, para a necessidade de incremento dos serviços de saúde já existentes, bem como a efetivação de políticas públicas emergentes de prevenção e saúde direcionadas aos professores no contexto atual.

Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Presidente - 1288005 - LAEDA BEZERRA MACHADO
Externa à Instituição - LIA MATOS BRITO ALBUQUERQUE - UECE
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA