PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUIZA MIRANDA DOS SANTOS NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA MIRANDA DOS SANTOS NEVES
DATA : 18/12/2023
LOCAL: CE - SALA D07
TÍTULO:

A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DOCENTES PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo a partir de professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Saberes Docentes; Educação Inclusiva; Ensino Superior.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo compreender como são constituídos os saberes
inclusivos de docentes do curso de Pedagogia da UFPE, campus Recife, para a
Educação de Pessoas com Deficiência. Para tanto, a metodologia utilizada se apoia
na abordagem qualitativa, sendo, de acordo com seus objetivos, uma pesquisa do tipo
exploratória, uma vez que esse tipo de pesquisa nos possibilitará uma maior
aproximação com o problema, com o intuito de torná-lo mais explícito, fornecendo uma
visão mais aprofundada acerca da temática abordada. O nosso campo de
investigação é o Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Centro de Educação da
Universidade Federal de Pernambuco. Constituem-se enquanto sujeitos deste estudo
docentes que trabalham com a temática Educação de Pessoas com Deficiência em
sala de aula, e que se enquadrem no perfil requerido de acordo com os critérios de
inclusão da pesquisa. Sobre instrumentos de coleta de dados, será utilizada a
entrevista semiestruturada para identificarmos (i) quais saberes são mobilizados por
docentes do curso de Pedagogia para atender ao público da educação inclusiva, (ii)
os saberes produzidos em sua prática para as pessoas com deficiência, bem como
(iii) conhecer como esses discentes (os quais estão presentes nas disciplinas que
tratam a educação inclusiva para as pessoas com deficiência) percebem os saberes
inclusivos. Os dados serão analisados com base nas três fases básicas da análise
temática de conteúdo descrita por Bardin (1979), e sintetizada por Triviños (1987), ou
seja, a pré-análise, a descrição analítica e a interpretação inferencial.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1766732 - ANA MARIA TAVARES DUARTE - nullPresidente - 1205112 - CLARISSA MARTINS DE ARAUJO
Interna - 4282981 - REJANE DIAS DA SILVA MORAIS
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 08:43
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