PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARINA LINS DE CARVALHO ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA LINS DE CARVALHO ROCHA
DATA : 27/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM A SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS (SCZv) NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE RECIFE


PALAVRAS-CHAVES:

inclusão escolar; crianças com SCZv; prática pedagógica; AEE; ensino fundamental - anos iniciais.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O presente estudo se propôs a investigar como a professora da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) percebe o processo de inclusão escolar de uma criança diagnosticada com a Síndrome Congênita do Zika vírus (SCZv), matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais de uma escola municipal de ensino de Recife. Nessa perspectiva, buscamos compreender qual a concepção de inclusão escolar dessa professora que atua nos espaços escolares, identificando como ela planejou a rotina escolar dessa criança, bem como analisar como as outras crianças e os adultos estabeleceram as relações e interações sociais com ela, observando como se deram as práticas pedagógicas em sala de aula e na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Dessa forma, nossa pesquisa se fundamentou nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1997, 2001, 2007, 2011, 2019), em que o desenvolvimento biológico e social são processos indissociáveis do desenvolvimento humano. Além disso, os estudos deste teórico sobre a Defectologia nos ajudaram a compreender a constituição da pessoa com deficiência na sociedade, reconhecendo-a como um sujeito sócio-histórico-cultural, ativo no seu próprio processo de aprendizagem. Apoiamo-nos na atual legislação brasileira, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei n.º 13.146/2015; e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), dentre outros documentos, de modo a afirmar a escola como um espaço de promoção e desenvolvimento da criança com deficiência no contexto de inclusão escolar, além de trazer as contribuições de outros estudiosos da Educação Especial, como Gonçalves (2022), Mantoan e Lanuti (2022), Pletsch (2015), entre outros, ao longo das nossas discussões. A nossa pesquisa é de natureza qualitativa, tratando-se de uma abordagem histórico-cultural

(Minayo, 2007). Dessa forma, optamos pelo estudo de caso (Gil, 2009), por se tratar de um delineamento de estudo e de coleta de dados que nos orientou na construção dos dados empíricos, tendo sido realizado por meio da observação participante da rotina escolar da criança com SCZv, de anotações em um caderno como suporte dos registros escritos e de videografia para registrar o cotidiano escolar da criança com SCZv na sala de aula regular. Além disso, realizamos uma entrevista guiada com a professora do AEE para compreender o universo da inclusão escolar dessa criança. As análises e interpretações dos dados foram divididas em duas propostas de análise, sendo a primeira a Análise Temática (Minayo, 2014) e a segunda, a Análise do Discurso (Charaudeau, 2019). Em linhas gerais, os resultados revelaram um complexo processo de inclusão escolar que se iniciou durante a pandemia de Covid-19 e nos mostrou como a Educação Especial tem um longo caminho para remover as barreiras atitudinais e físicas que dificultam o pleno desenvolvimento da criança com deficiência na escola, uma vez que, a partir das reflexões de Vigotski, vimos que os caminhos alternativos do desenvolvimento da criança com SCZv não foram considerados na condução da sua aprendizagem. Evidencia-se assim a importância de um trabalho articulado e colaborativo entre os professores da sala de aula regular e do AEE, por meio de um planejamento pedagógico que, de fato, possibilite à criança o acesso ao currículo e que considere as suas especificidades de aprendizagem nas atividades escolares, para que, dessa forma, estas sejam significativas, e a criança, de fato, seja incluída na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.100.734-** - FABIOLA MONICA DA SILVA GONCALVES - UEPB
Interna - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Externa ao Programa - 1805995 - WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA - null
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 15:50
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