PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAYRA BARBOSA DOS SANTOS ROCHA

DISCENTE: MAYRA BARBOSA DOS SANTOS ROCHA
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Online

MULHERES NEGRAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL NO ENSINO SUPERIOR EM PERNAMBUCO

Afrocentricidade, prática docente, representatividade, negritude feminina.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a prática docente de professoras negras que influenciam no processo de construção da identidade racial de estudantes negras do ensino superior em Pernambuco. Este estudo contou com duas amostras de participantes, a primeira amostra foi formada por quatro professoras negras do ensino superior e a segunda foi composta por oito estudantes negras, indicadas pelas docentes através do método bola de neve. O processo de coleta dos dados foi realizado com as discentes, por meio de entrevistas semi-estruturadas. A técnica de análise dos dados utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2011).  O referencial teórico desta pesquisa está apoiado nos princípios da teoria da Afrocentricidade de Moleffi Kete Asante (1989), a partir desses conceitos, identificamos que as docentes são influências positivas para que outras pessoas negras se reaproximem da sua negritude. Conseguem através da sua prática pedagógica fortalecer o processo de construção da identidade das suas estudantes, utilizando atividades que possuem centralidade no povo negro. Com essas atividades, as estudantes negras passam a se sentir parte do processo de ensino e aprendizagem, valorizando elementos da história, cultura e identidade negra, sendo também, influenciadas a refletirem sobre o lugar que as pessoas pretas e pardas, em específico as mulheres, ocupam em nossa sociedade, assim como também são influenciadas pela personalidade de suas professoras, absorvendo elementos importantes através da representatividade. Por meio desse despertar, as estudantes negras desse estudo, no processo de construção da identidade étnico-racial compreender diferentes níveis de consciência racial, do mais elementar, tornando-se conscientes da opressão, como também, podem alcançar os níveis que exigem mais ação, caminhando para adquirir uma consciência afrocêntrica, que incentiva a lutar pelo reconhecimento e fortalecimento do seu povo, incorporando nesse processo a chegada de uma consciência vitoriosa. Portanto, entendemos a importância das pessoas negras, nas diferentes configurações sociais, terem oportunidade de conhecer negros e negras que afirmam e reverberam sua negritude através da sua forma de ser, em toda sua existência. Desse modo, acreditamos que pretos e pardos conseguem aprender a se fortalecer com a diversidade do seu povo, e através dessas relações são influenciadas no processo de construção da identidade racial, por isso que reforçamos o quanto significativo é o processo de representatividade.

Presidente - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Interna - 3101060 - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Externo à Instituição - RICARDO MATHEUS BENEDICTO - UNILAB
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 13:16