PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA SOUZA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA SOUZA VIEIRA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: CE - REMOTA
TÍTULO:

A FABRICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO CONTEXTO DO PROGRAMA EDUCAR PRA VALER: DA PROPOSIÇÃO À MATERIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA.


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização, Leitura, Práticas, Material estruturado, Programa
do Educar pra Valer.


PÁGINAS: 207
RESUMO:

A presente tese em andamento do curso de Doutorado em Educação está ancorada na
linha de pesquisa de Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). A pesquisa tem o
objetivo de compreender as práticas dos (as) professores (as) do 2o ano do ensino
fundamental em relação ao ensino da leitura e da escrita a partir do contexto do Programa
Educar pra Valer. De modo mais específico, o presente estudo busca investigar as
concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino da leitura e da escrita subjacentes no
caderno de orientações gerais do 2o ano do ensino fundamental do Programa Educar pra
Valer, analisar as atividades dos cadernos dos estudantes do 2o ano do ensino fundamental
do Programa Educar pra Valer no que se refere às propostas voltadas para o ensino da
leitura e da escrita; analisar as apreciações das professoras sobre o Programa Educar pra
Valer; analisar as rotinas e as situações didáticas voltadas para o ensino da leitura e da
escrita realizadas por professoras do 2o ano do ensino fundamental que estão inseridos no
contexto do Programa Educar pra Valer e identificar o perfil de saída dos estudantes do
2o ano do ensino fundamental que estão inseridos no contexto do Programa Educar pra
Valer em relação aos conhecimentos de escrita e de leitura. Para isso, consideramos
autores e pesquisadores que tratam sobre as concepções voltadas para o ensino e a
aprendizagem da leitura e da escrita, os saberes docentes e a fabricação das práticas de
alfabetização no contexto escolar e as pesquisas que abordam programas estruturados
voltados para o ensino da leitura e da escrita, trazendo, de forma mais específica, os
pressupostos que envolvem o Programa Educar pra Valer. Em relação aos aspectos
metodológicos, utilizamos à abordagem de natureza qualitativa, mas consideramos,
também, os dados quantitativos para compreendermos os objetivos traçados neste estudo.
Nessa pesquisa, coletamos dados em duas escolas, ambas situadas no município de
Olinda/PE, sendo uma delas com atendimento em tempo integral e a outra com o
atendimento em um dos turnos. Em buscar de compreender os objetivos elencados,
realizamos a análise documental dos cadernos pertencentes ao material estruturado do
Programa Educar pra Valer (cadernos de orientações gerais, cadernos de orientações
didáticas do professor, cadernos de atividades dos estudantes e caderno de fluência em
leitura). Além disso, selecionamos duas professoras do 2o ano do ensino fundamental,
sendo uma em cada escola, realizamos 30 jornadas de observação em cada uma das
turmas, fizemos entrevistas semiestruturadas com todas as docentes que atuavam no 2o
ano do ensino fundamental e com as duas professoras selecionadas para o procedimento
de observação de suas práticas e aplicamos diagnoses de escrita de palavras, de leitura e
de textos com os estudantes que pertenciam às turmas selecionadas para o estudo. Em
relação aos resultados, identificamos que o material estruturado do Programa Educar pra
Valer explicita a importância de considera o processo de alfabetização a partir da
perspectiva do letramento. No entanto, os cadernos dos estudantes do referido programa

contemplam atividades que se distanciam dessa concepção de alfabetização e aproximam-
se da proposta de aquisição do sistema de escrita como codificação, isso porque

encontramos um grande quantitativo de questões com foco na cópia de letras, sílabas,
palavras e frases e, de modo geral, pouco reflexivas para estudantes. Em relação à leitura,
os cadernos dos estudantes e o caderno de fluência em leitura priorizam textos similares
aos encontrados nas cartilhas ou textos fragmentados, tendo o foco exclusivo em
desenvolver a fluência na leitura, sem considerar a promoção das habilidades de
compreensão leitora, concebendo, assim, a leitura a partir de uma perspectiva de
decodificação. De modo geral, identificamos que o material estruturado tem o objetivo
de treinar os educandos para as avaliações externas. No que se refere às práticas das duas

professoras investigadas, identificamos, nas 30 jornadas de observação em cada turma,
que ambas docentes fizeram uso dos materiais estruturados pertencentes ao programa,
mas uma delas utilizou os cadernos dos estudantes com mais frequência nas aulas.
Também foi possível perceber que ao utilizar esses materiais as educadoras não faziam
uma leitura prévia e consulta aos cadernos de orientações didáticas dos professores
previstos no programa, embora tivessem conhecimento desse material. Os dados também
apontam que as professoras não seguiam à risca as prescrições presentes no material do
programa e também não utilizaram os cadernos dos estudantes em todas as aulas, sem
demonstrar uma preocupação direta com as exigências da Secretaria de Educação. Ou
seja, mesmo diante de um material prescritivo e estruturado, as docentes faziam uso dos
cadernos dos estudantes do programa de forma autônoma e de acordo com as suas
intencionalidades pedagógicas. A partir das observações no campo de pesquisa,
percebemos que os materiais do programa não chegavam de forma completa e
proporcional para as duas escolas investigadas. Com isso, vimos que a professora que não
estava na escola em tempo integral recebeu poucos volumes dos cadernos dos estudantes
e uma menor quantidade materiais em relação ao quantitativo de estudantes matriculados
em sua turma.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Presidente - 4205420 - ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA
Interna - 1134526 - ELIANA BORGES CORREIA DE ALBUQUERQUE
Externa à Instituição - NAYANNE NAYARA TORRES DA SILVA - UPE
Externa à Instituição - SIRLENE BARBOSA DE SOUZA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 21/11/2023 11:45
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