PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KEOMA TABOSA GUIMARAES MATIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEOMA TABOSA GUIMARAES MATIAS
DATA : 04/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Biologia - CAV - UFPE
TÍTULO:

Os desafios e possibilidades da interdisciplinaridade nas disciplinas de Ciências da Natureza e da Educação Física na perspectiva do novo currículo de Pernambuco.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores; Profissionalização Docente; Educação Pública; Ensino Interdisciplinar; Formação Continuada; Currículo de Pernambuco.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

A Formação Continuada dos professores da Educação Básica se constitui de muitas ressignificações e do repensar suas práticas, em que se coloca como objetos fundamentais para melhores entendimentos e planejamentos políticos, como também compromisso social e profissional em prol dos estudantes. Da mesma forma, entender as experiências exitosas ou não viabiliza a comunicação entre professores, mediando o conhecimento pela transposição do saber de forma a implicar na qualidade do processo educacional diante dos estudantes na Educação Básica, nos processos tecnológicos educacionais e em intervenções investigativas e experimentais no campo das Ciências da Natureza, da Saúde e Cultura Corporal. No compromisso de melhor entendermos como essa interação do ensino e as experiências docentes se consolidam entre os egressos do Centro Acadêmico da Vitória (CAV-UFPE), tomamos como objetivo geral compreender como estratégias metodológicas construídas, adaptadas e aplicadas interdisciplinarmente com as disciplinas Biologia, Ciências e Educação Física colaboram com perspectiva e pressupostos de aprendizagens apontadas no novo currículo de Pernambuco para a Educação Básica. Como procedimentos metodológicos, analisamos os documentos dos PPCs dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Educação Física, pesquisamos as experiências e propostas de professores da Educação Básica egressos do CAV-UFPE através de roteiros para pesquisa narrativa, como também propomos uma Sequências Didáticas para (re)planejamento por parte dos participantes, atendendo a perspectivas do novo currículo de Pernambuco. As respostas foram analisadas através da Análise de Conteúdo. Como resultados, constatamos que os PPCs dos cursos analisados não instigam e nem aplicam propostas interdisciplinares, o que não é pressuposto para a formação inicial. Quanto às experiências e situações aplicadas com interdisciplinaridade, os pesquisados demonstram boas intenções e experiências, algumas como multidisciplinaridades; outras como tentativas iniciais para a interdisciplinaridade, o que se torna tentativas e propostas valorosas às pretensões do Currículo de Pernambuco. Na reconstrução da SD, confirmam suas experiências ao inserir situações e observações de suas expertises docentes. Concluímos que a interdisciplinaridade é uma boa possibilidade de inclusão como situação e estratégias de aprendizagem por maior integrar disciplinas para trabalhar temáticas comuns e necessárias à formação dos estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Presidente - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Externa à Instituição - MIRTES RIBEIRO DE LIRA - UPE
Externa à Instituição - TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 17:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10