PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EDMILTON AMARO DA HORA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDMILTON AMARO DA HORA FILHO
DATA : 07/12/2023
LOCAL: SALA D14

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: COMO SE ENCONTRA ESTA RELAÇÃO?

educação em saúde; políticas afirmativas; afrocentricidade; racismo estrutural.

A pesquisa apresentada ao Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu-UFPE) em formato de tese se debruça sobre a presença de Políticas de Educação para as relações étnico-raciais em cursos de Saúde de Universidades da Região Nordeste do Brasil, enquanto expressões de políticas afirmativas, nos Projetos Políticos pedagógicos(PPPs) de cursos de saúde. Salienta-se que políticas afirmativas não dependem apenas do Estado em legislar, mas sim das Universidades e dos cursos que materializam leis nos PPPs. Desta forma, investiga-se o conteúdo das ementas, componentes curriculares, objetivos, metodologias e referenciais bibliográficos dos cursos de saúde considerando em cada documento o possível cumprimento das normas estabelecidas por estas políticas. Observa-se que uma Política de Educação em saúde igualitária requer também afrocentrar as práticas e perspectivas educativas considerando o povo negro como sujeito e agente dos fenômenos respeitando suas especificidades. Isso engloba o pensar, as práticas e as perspectivas que colocam os africanos e afrodescendentes como sujeitos e agentes de fenômenos que versem sobre seus processos de adoecimento e cura. Como objetivo do trabalho busca-se verificar a presença de intervenção das Políticas de Educação para as relações étnico-raciais partindo de seus possíveis impactos nos cursos de saúde das Universidades da Região Nordeste do Brasil. Como objetivos específicos, busca-se identificar como se encontra a materialidade das Políticas de educação para as relações étnico-raciais em cursos de formação na área saúde na região Nordeste do Brasil; investigar o racismo institucional como fator determinante de desigualdades na implementação das Políticas de educação para as relações étnico-raciais em cursos de formação em saúde em instituições públicas; analisar criticamente o debate antirracista nas políticas afirmativas de educação para as relações étnico-raciais nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de formação em saúde explorando as perspectivas de combate ao racismo estrutural nesse contexto; problematizar o debate antirracista nas Políticas afirmativas de educação para as relações étnico-raciais presentes nos Projetos Político Pedagógicos dos cursos de formação em saúde. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualiquantitativa. Foram feitas análises lexicográficas com uso do software  Iramuteq  analisando qualitativamente os dados da coleta proporcionando maior confiabilidade e certificação no entendimento e tratamento dos dados considerando a grande quantidade de material devido a abrangência da pesquisa de cunho qualiquantitativo. Como resultados, obtivemos uma amostra com o total de 136 (cento e trinta e seis) cursos dentre eles 85 (oitenta e cinco) cursos de saúde nas Universidades federais e 51 (cinquenta e um) nas Universidades estaduais. Um total de 43 (quarenta e três) cursos os que não dispõe de seus PPPs na web. Assim, a pesquisa contou com um N amostral de 92 (noventa e dois) documentos disponíveis na web. Foram encontrados 36 (trinta e seis) cursos de saúde dos cursos que não contemplam as leis em seus PPPs e 56 (cinquenta e seis) cursos de saúde incluem a problemática em seus PPPs. A análise revela uma parcela significativa do panorama de como a Política está inserida nos cursos de saúde da região estudada. Apesar de haver uma maioria de PPPs abordando o debate das relações étnico-raciais, identificamos que a temática é retratada majoritariamente nas ementas de uma forma muito generalista e genérica. O estudo dessa temática possui carga horária reduzida em relação ao tamanho dos currículos das demais disciplinas. De acordo com a análise, identificamos uma escassez curricular sobre o tema. Assim, ao verificar cada documento, concluímos que o debate não está sendo contemplado de forma substancial.

Externo à Instituição - SILVIO PEDRO JOSÉ SARANGA
Externa ao Programa - 1716742 - CINTHIA KALYNE DE ALMEIDA ALVES - nullInterno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Externa ao Programa - 1130398 - TEREZA LUIZA DE FRANCA - nullPresidente - 1730894 - VILDE GOMES DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 14:43