PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THAYANNE LIMA DA SILVA

DISCENTE: THAYANNE LIMA DA SILVA
DATA : 27/11/2023
LOCAL: SALA D14

SENTIDOS FORMATIVOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL EM UMA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE.

Educação Socioemocional. Integralidade. Formação Humana.

A partir da década de 1990, ampliaram-se em diversas partes do mundo os debates e diálogos no Campo da Educação sobre as exigências, os desafios e as demandas da escola no século XXI. Nesse período, o termo ‘Inteligência Emocional’ começou a ser popularizado por meio da possibilidade de um certo tipo de aprendizado socioemocional, no contexto escolar. Desde então, notamos o surgimento de Programas como: Consciência Emocional; Comprensión Emocional (CECE); Apredizagem Social, Emocional e Ética (SEE Learning); e, o Proyecto de Educación Emocional. Todos voltados, em suas especificidades e propostas, para a formação de discentes da Educação Básica. Nesse cenário, surgiu uma grande quantidade de projetos que, necessariamente, não priorizaram a formação integral do sujeito, mas, algumas dimensões; visando a reprodução de comportamentos e os aprendizados para o mercado de trabalho. Diante desses desdobramentos, questionamo-nos: a partir da perspectiva da formação humana, quais são os sentidos formativos anunciados em Programas de Educação Socioemocional? Buscamos compreender, como Objetivo Geral, quais são os sentidos formativos anunciados em programas de Educação Socioemocional. Especificamente: apresentar a perspectiva da categoria da Integralidade de Ferdinand Röhr e suas repercussões para a área da Educação Socioemocional; problematizar a discussão em torno das indeterminações do termo Educação Socioemocional e suas repercussões para o Campo da Educação; analisar a concepção de Educação Socioemocional em três programas que estão voltados para a Educação Básica; e, por fim, propor possíveis contribuições para pensar a formação socioemocional no Campo da Educação Básica, em uma perspectiva da formação humana. Como metodologia, utilizamos a Pesquisa Bibliográfica e o Método Hermenêutico de interpretação, conforme as análises de Coreth (1973). Nesse sentido, consideramos que o Pensamento de Röhr sinaliza para aspectos indispensáveis e que são próprios da condição humana. Falamos, de perspectivas analíticas que vão além do simples ato de aprender e/ou de certas tendências de natureza estritamente socioemocional. Além dessas acepções, pontuamos, que suas proposições são valiosas, à medida que problematizam a noção de sentido formativo de cada Programa e seus próprios horizontes pedagógicos. Basicamente, refletimos sobre a formação do educador; a relação entre o educador e o educando; e a vivência da prática pedagógica, enquanto núcleo gerador de sentido humano. Por fim, encontramos aproximações entre a visão multidimensional Röhr e certas abordagens dos Programas. Contudo, destacamos que os distanciamentos também existem; aspectos que merecem atenção e que deverão ser, posteriormente, analisados. Diante dos achados, identificamos que a presente pesquisa contribui, tanto para aprofundar as discussões sobre Educação Socioemocional no Ensino Básico no cenário nacional, quanto para provocar reflexões para a área da Educação e Espiritualidade.

Externa ao Programa - 3776598 - ANA PAULA FERNANDES DA SILVEIRA MOTA - nullInterno - 1728197 - AURINO LIMA FERREIRA
Interna - ***.644.624-** - EUGÊNIA DE PAULA BENÍCIO CORDEIRO - IFPE
Presidente - ***.703.054-** - EZIR GEORGE SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 13:12