PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KATHIA MARIA DE MELO E SILVA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHIA MARIA DE MELO E SILVA BARBOSA
DATA : 02/10/2023
LOCAL: SALA D14

A felicidade na percepção dos sujeitos escolares.

Felicidade. Democracia. Justiça. Gestão escolar. Escola

A felicidade é tema tratado pela história e pela literatura que a tomam como uma busca, quase que inerente da condição humana e, ao longo do tempo, foi se metamorfoseando, com vistas a corresponder a cada contexto sociocultural. Em pleno século XXI, ela volta a ser tema de interesse social, mas agora observada como um objeto consumível, vendido nas mais diversas formas de produtos, livremente especulado pelo mercado à luz dos ideais neoliberais. Essa compreensão nos impulsionou a pesquisar sobre como a escola tem mediado o debate acerca da felicidade, com vistas a apoiar estudantes em formação a desenvolverem a percepção de felicidade que querem para si. Nestes termos, objetivamos analisar as potencialidades da gestão escolar democrática para promover o debate sobre a autopercepção de felicidade nos sujeitos escolares. Procuramos apreender algumas das concepções de felicidade, de justiça e de democracia, posto que se trata de conceitos multifacetados, os quais se ajustam aos contextos, imprimindo-lhes um caráter identitário único. Para dar conta desta caminhada, definimos como objetivos específicos: 1. Analisar a autopercepção de felicidade dos sujeitos escolares; 2. Caracterizar as razões que provocam o sentimento de felicidade nos sujeitos escolares; 3. Relacionar a percepção de sujeitos escolares sobre felicidade ao valor atribuído à educação e 4. Analisar se existe uma associação das práticas de uma gestão escolar democrática e justa com a autopercepção de felicidade dos sujeitos escolares. Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, selecionada por ter incluído, entre as disciplinas eletivas, propostas no ano de 2021, uma disciplina denominada Felicidade. Utilizamos como instrumentos para a coleta dos dados a entrevista semiestruturada e o questionário, como forma de possibilitar ao sujeito colaborador a escolha do instrumento que o deixasse mais confortável. Após a transcrição das entrevistas, empregamos a análise de conteúdo para categorizar e interpretar as respostas obtidas. Os dados apontaram que nossos sujeitos se reconhecem como pessoas felizes e apontam a escola como um lugar onde são felizes. Concluímos com esta pesquisa que a gestão escolar tem forte inserção na promoção de um ambiente escolar democrático participativo, associado à interação da gestão escolar na perspectiva da promoção do bem-estar. Isto pode até desencadear práticas justas que se traduzem no autorreconhecimento dos sujeitos escolares como pessoas felizes, assim como eles identificam a escola como um lugar promotor dessa felicidade. No entanto, felicidade tem sido mais relacionada à posse/controle (Ter), contrapondo-se ao que defendemos como uma questão de virtude humana (Ser), à luz de Aristóteles, ou ainda auxiliando-os a atribuir um sentido para a vida.

Interno - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS
Presidente - 2227713 - ALICE MIRIAM HAPP BOTLER
Externa à Instituição - CIBELE MARIA LIMA RODRIGUES
Externo à Instituição - JOSE ALMIR DO NASCIMENTO - UPE